16 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 17/03/2019

Quatro partidos na Bahia perdem deputados por conta de mudanças

Quatro partidos na Bahia perdem deputados por conta de mudanças

Quatro partidos na Bahia perderam deputados estaduais e federais eleitos no ano passado por conta da cláusula de barreira. Patriota, PHS, PCdoB e PRP viram pelo menos um representante na Assembleia Legislativa ou na Câmara deixar seus quadros por conta da nova regra, que exige um desempenho eleitoral mínimo para siglas terem acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de propaganda na televisão.

O levantamento realizado pelo jornal Correio, aponta que, nas duas casas, 14 parlamentares integravam uma das cinco legendas. Desse total, 7 já trocaram de sigla por conta da medida. A lista em breve irá ganhar mais um nome, já que o PPL também foi afetado pela medida e vai perder seu único representante na Câmara. Outros seis se mantiveram em seus partidos originários. Ao menos, por enquanto.

O deputado federal Igor Kannário, para fugir da falta de repasse de verbas e da ausência de tempo na TV, Kannário migrou para o DEM. Assim como ele, Abílio Santana também saiu do PHS, mas teve como destino o PR.

O deputado federal Raimundo Costa, que era do PRP, também escolheu o PR. Já Uldurico Júnior, que continua no PPL, adiantou que mudará de legenda em breve. Só não fez isso ainda por que não sabe exatamente qual sigla vai. Só que será uma fora da oposição ao governo Jair Bolsonaro no Congresso.

Na Assembleia Legislativa, oito deputados estaduais integram um dos cinco partidos atingidos pela cláusula. Desses, quatro já trocaram de sigla. São eles: Junior Muniz, que migrou do PHS para o PP; Pastor Tom, que foi do Patriota para o PSL; Jurandy Oliveira, do PRP para o PP; e Dal, do PCdoB para o PP. Outros quatro não irão mudar de legenda. Olívia Santana, Zó, Fabrício e Bobô decidiram se manter no PCdoB.

O partido que mais ganhou com o troca-troca foi o PP, que recebeu três novos deputados estaduais e empatou com o PT como maior bancada da Casa, com dez integrantes. O PR ficou em segundo lugar, com dois novos deputados federais atuando pela sigla na Câmara. 

Câmara de Vereadores 

A Câmara de Salvador possui sete vereadores dentro das siglas atingidas pela regra. Nenhum ainda mudou de sigla. De acordo com o líder do PHS na Casa, Téo Senna, todos os eleitos pela sigla devem migrar para outras legenda da base do prefeito ACM Neto (DEM).

Os vereadores Helio Ferreira e Aladilce Souza, do PCdoB, continuarão no partido. Ana Rita Tavares (PMB), cujo partido também foi afetado, ainda está analisando.  METTO 1

Mais notícias