26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 01/03/2019

Moro exonera cientista política dois dias depois de nomeá-la

Moro exonera cientista política dois dias depois de nomeá-la

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recuou da nomeação da cientista política Ilona Szabó como integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), feita nesta terça-feira (26/2).

Em nota curta divulgada no início da noite desta quinta (28), o ministro elogiou as qualidade de Ilona, alegou “repercussões negativas” para exonerá-la e pediu desculpas.

Depois que nomeou Ilona para o CNPC, órgão consultivo que cuida da política criminal e penitenciária do Ministério da Justiça, Moro começou a sofrer ataques, na internet, de grupos bolsonaristas.

A hashtag #IlonaNão entrou nos trend topics do Twitter, alcançando rapidamente os 40 mil compartilhamentos. Os ativistas atacam a especialista em segurança pública e a descrevem como “ativista de esquerda e contra o desarmamento” por ter feito críticas ao decreto de posse de armas assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Pressionado, Moro não resistiu e demitiu Ilona dois dias depois de nomeá-la.

Segundo a nota, Ilona Szabó teve sua escolha para o CNPCP motivada pelos “relevantes conhecimentos da nomeada na área de Segurança Pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé”.

De acordo com o pronunciamento da pasta, “diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta escusas”.

Redução da violência
Cientista política, Ilona Szabó tem mestrado em estudos de conflito e paz pela Universidade de Uppsala (Suécia) e é especializada em redução da violência e política de drogas.

Fundadora do Instituto Igarapé, que se dedica a estudar e a elaborar propostas de políticas públicas para a redução da violência, Ilona Szabó atuou na ONG Viva Rio e foi uma das coordenadoras da campanha nacional de desarmamento.

Colega se solidariza
Após a exoneração de Ilona e em solidariedade à cientista política, o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, decidiu se desligar de outro órgão vinculado à pasta. O sociólogo é integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

“Em caráter irrevogável e em solidariedade a Ilona Szabó de Carvalho, que foi colocada em uma situação constrangedora no episódio da nomeação e posterior revogação da mesma para uma vaga no CNPCP, fruto da pressão de grupos nas redes sociais, venho pedir pública e respeitosamente minha exoneração da vaga que ocupo no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social”, escreveu o especialista. METRÓPOLES

Mais notícias