O mandado de busca e apreensão cumprido em São Paulo, na Operação Ponto de Controle, tentava prender Cristiano Melo dos Santos, mais conhecido como “Camisa 11”. Porém, fontes do Informe Baiano revelaram que ele possuí fontes internas na polícia que podem ter vazado a informação, possibilitando a fuga.
Ele é apontado como chefão do tráfico e é responsável pela logística de transporte e distribuição de drogas da capital paulista para toda a Bahia. Ele teria sido parceiro do PCC no começo, mas atualmente estaria fazendo negócios com o Comando Vermelho (CV).
A fonte do IB contou que um dos seus aliados mais próximos é Buel, cabeça cara do Tancredo Neves. Cristiano chegou a ser visto com ele em Feira de Santana.
A polícia começou a operação tentando interceptá-lo na volta para São Paulo. No aeroporto, dois foram presos tentando fugir, mas o procurado não estava com eles.
Por isso, há suspeitas ao que o IB teve acesso de que fontes internas vazaram a informação e Cristiano conseguiu fugir, de outra forma. Nesta sexta (6/12), um mandado de busca foi cumprido em um dos apartamentos dele, onde mora com sua noiva.
As equipes precisaram serrar a porta blindada do imóvel para realizar as diligências. As investigações apontam que ele possui um extenso histórico na organização e já integrou o “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), sendo removido em 2021 após ser preso.
Porém, solto em 2023 por decisão judicial, ele passou a coordenar as operações do grupo na capital paulista, onde levava uma vida de luxo, residindo em um apartamento de cobertura, adquirindo veículos de alto padrão, como uma BMW X6, e frequentando resorts exclusivos.
A operação segue em andamento, com a busca pelos foragidos e a execução de outros mandados. Outros mandados de busca e apreensão aconteceram em Salvador, Feira de Santana e Dias D’Ávila.
Por Informe Baiano