A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) inicia nesta terça-feira (7) a implementação de câmeras corporais operacionais. Durante coletiva na manhã desta terça, o secretário Marcelo Werner afirmou que agentes de três unidades da Polícia Militar de Salvador serão os primeiros a receber o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
As unidades contempladas com o novo item do fardamento foram a 9° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) - Pirajá, 23° CIPM - Tancredo Neves e 37° CIPM - Liberdade. A escolha das unidades foi feita a partir de uma análise no número de atendimentos pelo 190. Serão utilizadas 448 câmeras nas Companhias Independentes.
Atualmente, a Bahia conta com 1.300 câmeras. 200 delas foram cedidas pelo Ministério da Justiça e o restante foram locadas pelo governo do Estado. A implementação das câmeras será de forma gradativa e irá contemplar a Polícia Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar.
O equipamento atuará para registrar de forma transparente e inviolável a atuação das forças de segurança. O uso será exclusivo no serviço operacional, sendo vedada a utilização para captar imagens e áudios que não sejam do interesse da segurança pública.
Por Metro 1