26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍCIA FEDERAL - 08/05/2019

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro no Banco Paulista

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro no Banco Paulista

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a 61ª fase da Operação Laja Jato batizada de "Disfarces de Mamom" para apurar um esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários de um banco. Segundo o G1, a investigação é contra o Banco Paulista S/A. 

Os agentes cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. 

Segundo os investigadores, os funcionários, por meio do banco, faziam a contratação de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos fictícios para justificar serviços não prestados e assim camuflar pagamentos feitos e recebidos pelo banco no exterior. 

Uma vez, pagos, tais empresas, com ajuda de doleiros remetiam numerário para exterior por meio de operações tipo dólar-cabo, conferindo assim aparência de legalidade às operações e obtendo, deste modo, dinheiro em moeda estrangeira com aparência legal.  

Os presos são funcionários do banco investigado. As investigações tiveram início a partir de depoimentos e colaborações colhidas de três administradores de uma instituição financeira no exterior que atuava ocultando capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.  BN

Mais notícias