13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 27/05/2024

TAPETES DA FÉ - Dom Itamar Vian

TAPETES DA FÉ - Dom Itamar Vian

A festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo) é a celebração da presença de Jesus Cristo, no sacramento da Eucaristia. Começou em Liége, na França, no século XIII e o Papa Urbano IV, em 1264, tornou-a universal. Os católicos, nesse dia, manifestam, publicamente, a sua fé na presença de Cristo na Hóstia Consagrada, realizando procissões com grande participação de fiéis. 

ESSA FESTA, tem grande destaque nas comemorações religiosas, em quase todas as dioceses do mundo. Enfeitam-se ruas, especialmente, com os chamados “Tapetes da Fé” utilizando-se diversos tipos de materiais, como: tampinhas de garrafas, sal, flores, serragem colorida, borra de café, cal e areia para que o Santíssimo Sacramento possa passar, trazendo atrás de si, uma procissão que reza e canta hinos dedicados a Jesus Cristo. 

NA FESTA de Corpus Christi, Jesus entra em nossas cidades, percorre ruas e é aclamado e adorado, numa procissão marcada pela fé. Mais do que entrar em nossas cidades, ele quer, na realidade, entrar em nossas casas, participar da vida de nossas famílias e ter um lugar especial em nossas vidas. Ele é, na verdade, o Pão da Vida e quem Dele se alimenta viverá eternamente.

AS CIDADES devem ser um lugar de paz, de solidariedade e de partilha. Não há lugar para Jesus nas pessoas, famílias e comunidades, quando existe ódio, violência, injustiça, corrupção e Fake News. Ele nos ensina que é possível viver em comunhão, pois nos acolhe e perdoa. Perdoar o esposo, a esposa, o filho, o vizinho, o companheiro de trabalho e o colega de escola. Esse testemunho cristão é necessário, para que muitos outros conheçam e sigam a Jesus Cristo. 

NOSSA FÉ, na presença de Jesus no sacramento da Eucaristia, não pode permanecer estacionada no fundo do nosso coração. Deve ser vivida ao ar livre. Por isso, costumamos levar em procissão o Corpo de Cristo. Essa é a razão de ser dos tapetes, cantos e orações desse dia. Vamos, portanto, colorir, enfeitar as ruas e participar da procissão. O dia de Corpus Christi é para testemunhar que somos uma Igreja que caminha unida.

 

PORTANTO, a festa de Corpus Christi, é a celebração da presença de Jesus Cristo em sua Igreja, no sacramento da Eucaristia. É bom ter sempre presente, diante de nós, as palavras de Jesus, oferecendo-se a todos como alimento de vida: “Quem comer deste pão, viverá eternamente. E o pão, que eu darei, é minha carne para a salvação do mundo”. (Jo 6,51-52). 

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br

Mais notícias