23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 08/03/2024

McDonald’s capacitou mais de ??35 mil mulheres por meio de seus programas de desenvolvimento profissional

McDonald’s capacitou mais de ??35 mil mulheres por meio de seus programas de desenvolvimento profissional

A crescente busca por capacitação e desenvolvimento tem se mostrado como uma alternativa para driblar os desafios do mercado de trabalho e uma possibilidade para o tão almejado crescimento profissional. Quando falamos do público feminino, segundo pesquisa divulgada pela Infojobs, 73,7% das mulheres sentem que precisam ser mais qualificadas do que os homens para ter uma oportunidade de cargo de liderança e, segundo dado apresentado no Relatório Global de Disparidade de Gênero 2023, do LinkedIn, a chance de uma mulher se tornar líder diminui consideravelmente após os primeiros 10 anos de carreira. Neste contexto, a capacitação e o autoconhecimento se tornam grandes aliados para mudar essa história e é a aposta, inclusive, de muitas empresas para o fomento da ascensão profissional feminina. 


Este é o caso da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, que nos últimos dois anos capacitou mais de 35 mil mulheres em todo o Brasil, tanto internamente, quanto nas comunidades onde está presente. Comprometida com a geração de impacto positivo na sociedade, a companhia acredita que o incentivo ao crescimento profissional de suas colaboradoras está ligado ao seu compromisso de oferecer oportunidades justas de emprego e investir em programas de capacitação, autoconhecimento, educação e liderança, podendo levar os profissionais aos níveis mais altos da organização, independentemente de onde comecem.?Paralelo a isso, a companhia também aposta na conscientização e letramento sobre temas de diversidade e inclusão, em busca de eliminar vieses, preconceitos e fortalecer uma cultura de equidade e respeito.  


Por meio do Programa Meu Jeito, lançado em 2023 em parceria com o Instituto Ayrton Senna, cujo foco é o aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais, cerca de 13 mil colaboradoras foram capacitadas, o que representa 58% do total de participantes e juntas contabilizaram 665 mil horas de treinamento. Além disso, cerca de 400 mulheres em cargos de liderança foram capacitadas no Programa Líder do Desenvolvimento, totalizando mais de 27 mil horas de treinamento. Realizado em parceria com o Insper, os colaboradores têm acesso a uma trilha com competências fundamentais para lideranças, que vão de autoconhecimento até resolução de problemas complexos, preparando-as para crescer e serem grandes líderes. 


Ascensão feminina 

 

A valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária na gestão e desenvolvimento de pessoas. Por isso, desde a criação do Comitê de Diversidade & Inclusão, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Gênero, a empresa conta com a atuação da Rede de Mulheres na promoção de práticas de equidade, ações afirmativas, de conscientização, letramentos e na busca por dar visibilidade aos seus talentos femininos dentro da empresa.  

 

Como reflexo desses esforços, a companhia triplicou a representação feminina no mais alto nível de tomadas de decisão. Além disso, atualmente, as mulheres são 57% do quadro de colaboradores da companhia no Brasil e 51% dos cargos de liderança são ocupados por elas, na contramão do mercado em que as mulheres em posição de liderança são 38%. Em 2023, 50% das promoções a cargos de liderança foram conquistadas por elas e, no total geral de promoções, elas representam 61%.  

 

Quando fazemos interseccionalidades, mulheres negras representam 39% das promoções totais (escritórios e restaurantes) da companhia em 2023 e, atualmente, são 216 mulheres negras líderes, o que significa 19% do total da liderança. Em diversidade sexual, 22% do total de mulheres colaboradoras da companhia afirma ser LGBTI+ e mais de 150 são mulheres trans. Além disso, mais de 720 colaboradoras têm algum tipo de deficiência. Resultados como esses refletem o compromisso da companhia em oferecer um ambiente de trabalho respeitoso e seguro psicologicamente, além de promover avanços nas pautas de equidade de gênero, raça, diversidade sexual e pessoas com deficiência. 

 

Desenvolvimento para toda a sociedade 

 

Por entender a importância da capacitação do desenvolvimento de carreira e ascensão profissional das mulheres no mercado corporativo, e visando ampliar seu impacto positivo para além das suas colaboradoras, a Arcos Dorados também promove iniciativas externas, como é o caso da plataforma educacional MCampus Comunidade. Lançada em 2022, em apenas dois anos, cerca de 23 mil mulheres no Brasil já foram capacitadas por meio dos cursos oferecidos de forma online e 100% gratuita, totalizando cerca de 590 mil horas de aprendizagem. 

 

As mulheres inscritas representam cerca de 67% da base, o que mais uma vez reforça a maior busca do público feminino por capacitação em comparação aos homens. Ela também representa um retrato da população feminina que busca por desenvolvimento no país: apenas aproximadamente 5.500 estavam trabalhando no momento da inscrição na plataforma, 36% estão no Ensino Médio e 34,5% têm de 16 a 30 anos. São mais de 20 cursos disponíveis, entre Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Programa de Orientação Vocacional, no qual o mais procurado pelas mulheres é o de Marketing Digital, seguido por Finanças Pessoas e Atendimento ao Cliente. A MCampus Comunidade foi criada a partir do compromisso da Arcos Dorados com o desenvolvimento e a valorização do jovem, temática prioritária em sua estratégia socioambiental, a Receita do Futuro.

Por Assessoria

Mais notícias