Autora de livros como Bonequinhas de Papel, Poesia Mabel e O Sal é um Dom: Receitas de Dona Canô, a escritora, poeta, orientadora educacional, palestrante e contadora de história, Mabel Velloso, completa 90 anos, e em sua homenagem, amigos, familiares e admiradores do trabalho da escritora, marcaram presença na tarde desta quinta-feira (22), na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Salvador.
O encontro intitulado de Sarau Tempo Mabel – 90 anos foi marcado por apresentações musicais, recital de poesias e exposição bibliográfica e tridimensional, com as participações de Lícia Beltrão, Vitória Régia, Movimento Exploesia Ângela Chaves, Regina Campana e Helô Pires.
Mabel Velloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Filha de dona Canô e seu Zeca, a escritora começou a escrever ainda menina, guardando nos seus cadernos tudo o que a encantava ou aborrecia. Tornou-se professora e educadora e durante mais de trinta anos, ensinou às crianças o valor do conhecimento e a importância de saber ler e escrever.
O seu primeiro livro publicado foi de poesia, e depois para os seus alunos, ao perceber que os meninos e as meninas das escolas da Bahia, em sua maioria negros, quase só conheciam a Branca de Neve, a Bela Adormecida e outras personagens dos contos de fadas que vieram da Europa. Mabel também é cordelista e compositora.
Por Assessoria