15 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 19/02/2024

OAB aciona STF e PGR contra delegado da Polícia Federal por violação de sigilo

OAB aciona STF e PGR contra delegado da Polícia Federal por violação de sigilo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para apresentar uma representação contra Hiroshi de Araújo Sakaki, delegado da Polícia Federal (PF).

Hiroshi é acusado de violação de sigilo profissional por expor as comunicações entre um advogado e seu cliente, no caso que envolve a apuração de hostilidade ao ministro do STF Alexandre de Moraes, em Roma.

A petição foi apresentada neste domingo (18). Segundo o texto da OAB, o delegado federal incluiu no processo "transcrições de diálogos, prints de imagens e de documentos", do empresário Roberto Mantovani – acusado de injuriar o filho de Morae s– com seu advogado, Ralph Tórtima.

"A atuação da OAB neste caso tem como objetivo a defesa das prerrogativas da advocacia, com foco no sigilo das comunicações entre advogado e cliente", diz nota divulgada pela entidade.

Em vídeo publicado no Instagram neste domingo, o presidente da OAB, Beto Simonetti, anunciou que protocolaria as petições contra o delegado da PF e disse que a entidade “não quer saber quem é o cliente dos advogados”.  Hiroshi e a PF ainda não se pronunciaram publicamente sobre o assunto.

Nas conversas expostas, segundo o relato da PF, o advogado orienta Mantovani a não falar com a imprensa, dizendo que "eles são muito habilidosos e distorcem as palavras", e solicitou um relatório completo do que teria acontecido.

Sobre o caso, a PF chegou à conclusão de que Mantovani cometeu o crime de injúria real contra o filho de Moraes, mas decidiu não indiciar ninguém.

Por Metro 1

Mais notícias