28 de maio de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 04/02/2024

Saco de Douglas: O que é a região rompida em jovem após encontro

Saco de Douglas: O que é a região rompida em jovem após encontro

Citado no atestado de óbito da jovem Livia Gabriele da Silva Matos, de 19 anos, que morreu após um encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, do sub-20 do Corinthians, o saco de Douglas é o nome dado a uma região íntima localizada na parte baixa do abdômen. Nas mulheres, a área tem papel relevante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos.

No documento sobre a morte de Livia, consta que a jovem teve uma “rutura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda”. A palavra rutura é sinônimo de ruptura ou corte. O atestado de óbito, porém, menciona que ainda “aguarda exames complementares”.

Além da nomenclatura saco de Douglas, a região também é conhecida como “escavação retouterina”, “bolsa de Douglas” ou “espaço de Douglas”. A parte do corpo recebe esse nome por ter sido descrita pelo anatomista escocês James Douglas. Além de estar presente nas mulheres, no espaço localizado entre o útero e o reto, a área também aparece nos homens, entre o reto e a bexiga.

Médico indica onde fica o saco de Douglas Foto: Reprodução/YouTube Dr. Denny Patel, DPT, CSCS Anatomy Lessons

O saco de Douglas é importante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose, miomas e tumores pélvicos, doença inflamatória pélvica, cistos ovarianos, e líquido na região abdominal.

RUPTURA PODE ACONTECER NA RELAÇÃO SEXUAL
Segundo a ginecologista Luciana Leal Deister, a ruptura da região pode acontecer durante a relação sexual. De acordo com a médica, a área pode ter uma laceração durante a penetração e, por ser muito vascularizada, sofrer um intenso sangramento.

– É uma urgência [a lesão], precisamos abordar, levar para o centro cirúrgico, [e] suturar essa lesão para parar o sangramento – explicou a médica.

Já a ginecologista Helga Marquesini, do Hospital Sírio-Libanês, destaca que lesões no tecido vaginal também podem acontecer por outros motivos, como no parto ou em fraturas pélvicas.

– [Lesões] podem ocorrer no parto, com lacerações mais ou menos extensas; por traumas locais, durante relações sexuais ou na penetração com objetos; por fraturas pélvicas ou acidentes – completa.

SOBRE O CASO
Livia Gabriele estava no apartamento de Dimas na noite da última terça (30), quando foi levada a um pronto-socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionado pelo jogador. A jovem, que apresentava sangramento nas partes íntimas, teve quatro paradas cardiorrespiratórias.

O caso foi registrado como morte suspeita no 30° Distrito Policial, que fica no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, mas o inquérito será conduzido pela 5° Delegacia de Defesa da Mulher, localizada no mesmo bairro. A investigação aguarda os laudos da perícia e não descarta que tenha ocorrido uma fatalidade.

O advogado de Dimas, Tiago Lenoir, disse que o atleta está abalado, mas que “permanece à disposição das autoridades policiais para prestar todo e qualquer esclarecimento”.

– Ele está bastante abalado, consternado com tudo isso, e a gente aguarda o quanto antes que o exame de necropsia dê a devida causa morte dessa fatalidade – disse.

Já o Sport Club Corinthians Paulista, equipe da qual o atleta faz parte, informou que “está ciente dos acontecimentos que envolveram um de seus atletas da base, aguarda a investigação dos fatos e está à disposição para colaborar com as autoridades”.

VERSÃO DE DIMAS
À polícia, o jogador relatou que conversava há alguns meses com Livia pela internet, mas disse que os dois nunca tinham se visto pessoalmente e que esse era o primeiro encontro. Dimas ainda declarou que, durante uma relação sexual, a jovem desmaiou e, por essa razão, ele acionou o Samu e prestou socorro.

Por fim, o atleta relatou que os dois não usaram bebida alcoólica ou qualquer entorpecente, e disse que somente eles estavam no apartamento. No local, foram encontradas toalhas e lençóis sujos de sangue.

Por Pleno News

Mais notícias