26 de maio de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 15/11/2023

Cresce procura masculina por cirurgias plásticas

Cresce procura masculina por cirurgias plásticas

A crescente preocupação dos homens com o autocuidado tem impulsionado o aumento da procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no Brasil e globalmente. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) revelam que pelo menos 35% das pessoas que buscam esse tipo de tratamento são do sexo masculino. As intervenções mais frequentes entre eles são a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), remoção do excesso de gordura corporal (lipoaspiração), remoção do excesso de tecido mamário em homens com mamas aumentadas (ginecomastia), cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) e correção das orelhas proeminentes (otoplastia). O Brasil lidera com o maior número de procedimentos estéticos não cirúrgicos realizados em todo o mundo (22,1% do total).

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as preferências dos homens relacionadas à cirurgia plástica variam com a idade. A otoplastia é mais comum entre os mais jovens (entre 10 e 30 anos), enquanto ginecomastia e rinoplastia são mais populares entre os que têm entre 20 e 30 anos. Homens de 30 a 50 anos buscam muito por implantes capilares, enquanto a blefaroplastia é predominante entre os que têm de 50 a 60 anos. Acima dos 60, a ritidoplastia (lifting facial) e procedimentos para a pele tornam-se mais procurados.

Sob influência da mídia e das redes sociais, os homens têm buscado novas formas de melhorar sua autoestima, confiança e qualidade de vida. Se, antes, o excesso de gordura abdominal e as mamas desproporcionais eram motivo de vergonha e/ou de insatisfação com o próprio corpo, hoje as soluções disponíveis são cada vez mais aproveitadas por eles. “Tanto é que a estética masculina acabou entrando na pauta do Novembro Azul, mês inteiramente dedicado à saúde integral do homem”, frisou o cirurgião plástico baiano Franklin Mônaco.

Ainda segundo o especialista, por muito tempo, os homens foram socialmente condicionados a reprimir preocupações com sua aparência física. Todavia, essa mentalidade está cedendo lugar a uma abordagem mais aberta e inclusiva sobre beleza e cuidados pessoais. “Os homens estão percebendo que não há problema em desejar melhorar a própria aparência e que autocuidado não é uma característica exclusiva das mulheres”, destacou o médico.

No corpo, além da tradicional cirurgia de ginecomastia (condição que causa aumento das mamas em homens), mais homens estão optando por procedimentos como a abdominoplastia, lipoaspiração principalmente a que compreende a melhora do contorno corporal na região de abdômen e flancos. “Os homens geralmente tem um maior acúmulo de gordura nessa região por questões hormonais”, explicou Franklin Mônaco.

Ao corrigir características que antes causavam desconforto ou insegurança, muitos homens experimentam uma melhora em suas vidas pessoais e profissionais. Boa parte deles melhora o estilo de vida para manter o resultado. Isso acontece principalmente nos casos de cirurgias corporais, como a lipoaspiração de alta definição, que reduz gordura e melhora a definição dos músculos. “É comum os homens adotarem bons hábitos de vida, como dieta e exercícios físicos, após a cirurgia, para prolongar os resultados”, contou Franklin Mônaco. Vale destacar que procedimentos estéticos requerem cuidado. O ideal é procurar um cirurgião plástico certificado para avaliação e indicação do procedimento.

Assessoria de Imprensa:
Cinthya Brandão

Mais notícias