26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 22/07/2022

ASSAÍ valoriza a inclusão social e diversidade entre os seus colaboradores

Ouvir a matéria:
  ASSAÍ  valoriza a inclusão  social  e diversidade entre os seus colaboradores

A Lei de Cotas (nº 8.213/91) completa 31 anos no dia 24 de julho e o Assaí reforça seu compromisso com a inclusão, desenvolvimento e empregabilidade da pessoa com deficiência com diferentes ações que fazem parte da estratégia de atuação de um dos pilares do Programa de Diversidade, que tem como objetivo fomentar o diálogo respeitoso, a igualdade de oportunidades e direitos. Exemplo disso é que todas as novas lojas da Companhia já são inauguradas com a representatividade de pessoas com deficiência na equipe e, atualmente, a empresa possui mais de 3.200 colaboradores(as) com deficiência em suas lojas, centros de distribuição e escritórios de todo o país, representando 5,5% da sua força de trabalho.    


Assim aconteceu com a colaboradora Priscilla Ramos, que é Chefe de Seção do Assaí Serrinha e possui uma trajetória de crescimento na empresa. Priscilla conta que entrou na Companhia em 2019, quando a loja foi inaugurada na cidade.  

  

“Estava desempregada há 5 meses quando amigos começaram a falar sobre a vinda do Assaí para Serrinha, disseram que estavam pegando currículo, fui lá entregar o meu e fiquei esperando a seleção. Após mais ou menos um mês, recebi a ligação para participar, fiz a prova, depois ligaram para fazer a entrevista para o setor de RH que é minha área de formação, passei no processo e comecei a trabalhar no dia 9 de outubro de 2019 como Auxiliar de Recursos Humanos”, destaca ela.    


Trabalhando no setor como Auxiliar de RH, ela conta que teve a oportunidade de adquirir experiência durante os 7 meses em que ficou no cargo. “Quando surgiu a oportunidade para Chefe de Seção fiz a inscrição em busca de crescimento e fui aprovada. Assim, passei a atuar no setor de Recebimento de Mercadorias em 2020, na qual estou até o momento”, ressalta a colaboradora.    


Vivenciando na prática as ações de diversidade, Priscilla que é uma pessoa com deficiência física destaca que um dos pontos que a faz se sentir acolhida no Assaí é a maneira como é tratada. Segundo ela, a valorização do ser humano promovida pela empresa impulsiona os resultados no desempenho dos(as) colaboradores(as).   


“Com muito respeito, cuidado e amor, somos todos(as) tratados(as) sem distinção, fazendo sempre capacitações combatendo os vieses inconscientes. É um privilégio fazer parte de uma empresa que respeita e tem amor pelo que faz, que zela pela simplicidade, valoriza o ser humano e confia na diversidade e inclusão, acreditando que o respeito e o cuidado com os(as) colaboradores(as) contribuem para grandes resultados, sou grata por tudo o que o Assaí proporciona e vai proporcionar em minha vida”, conclui.   

  

Programa de Diversidade    


O Programa de Diversidade tem como foco atuar em 5 temas prioritários, considerando ainda a interseccionalidade dessas frentes: Raça, LGBTQIA+, Gênero, Pessoas com deficiência e Gerações.   


Além de incentivar a contratação de colaboradores(as) com deficiência, a Companhia oferece, através da Universidade Assaí – plataforma de educação exclusiva ao seu time interno - outras iniciativas para estimular o desenvolvimento e crescimento profissional de seus(uas) colaboradores(as), como é o caso do treinamento personalizado “Protagonize sua Carreira”, com foco em desenvolvimento de competências e habilidades, que recentemente lançou seu 2º módulo.   


Os(as) colaboradores(as) também têm acesso ao curso de Libras da Universidade Assaí para que todos(as) aprendam como se comunicar melhor com os(as) colegas surdos. A empresa conta ainda com o uso de legendas e tradutor de Libras nos vídeos e materiais internos, além de acessibilidade nas unidades.


Além disso, o Assaí foi a primeira empresa do setor de atacado a implementar um recurso importante de acessibilidade dentro de seus sites: os avatares Hugo e Maya, que transcrevem conteúdos de textos dos sites do Assaí na Língua Brasileira de Sinais.  

 

No ano passado, a empresa também anunciou sua adesão à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), movimento reconhecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) e que tem como finalidade um ambiente de negócios ainda mais inclusivo.   

   

Sobre o Assaí Atacadista   


O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). Possui mais de 60 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo - Serviços” (em que vence por 7 anos consecutivos); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também recebeu pelo 2º ano consecutivo o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e tornou-se uma empresa certificada com o selo Great Place to Work. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país. 

Informações à Imprensa 

JULIANA VITAL / KEYLA PEREIRA

Mais notícias