24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 06/07/2022

Dia Mundial do Chocolate: saiba os benefícios do alimento para a saúde

Dia Mundial do Chocolate: saiba os benefícios do alimento para a saúde

Comemorado neste dia 07 de julho, o Dia Mundial do Chocolate foi criado para celebrar essa delícia que é quase unanimidade entre os amantes de doces de todas as idades. Além de saboroso, o chocolate é benéfico para a saúde, o que torna o consumo desse produto algo ainda mais prazeroso. 


A nutricionista Marlu Rezende explica que pode ocorrer uma série de efeitos benéficos no sistema cardiovascular com a ingestão regular de alimentos e bebidas que contenham cacau, como é o caso do chocolate. "Em adultos jovens e saudáveis, uma ingestão diária de 20g de chocolate de cacau superior (90%) por um período de 30 dias melhora a função vascular, reduzindo as pressões da artéria braquial central e promovendo o relaxamento vascular", esclarece a especialista, que é professora de Nutrição da UNIFACS. 


Além disso, conforme Marlu Rezende, o cacau melhora a sensibilidade à insulina, regulando o transporte de glicose e as proteínas de sinalização da insulina em tecidos sensíveis à insulina (fígado, tecido adiposo e músculo esquelético), evitando a oxidação nesses tecidos. 


A especialista destaca que o chocolate faz bem à saúde, entretanto, é preciso saber qual produto consumir e em quais quantidades significativas já que as substâncias benéficas à saúde só são encontradas nos chocolates tipo amargo, com mais de 70% de cacau. "O chocolate mais amargo é uma ótima opção para consumo diário como fonte de antioxidantes na dieta. Pelo seu alto valor energético, é ideal que seja consumido em pequenas quantidades, por exemplo 20g ao dia", completa a professora da UNIFACS. 

Tipos de chocolate 


Atualmente, a partir da semente do cacau, a indústria alimentícia produz diferentes tipos de chocolate com ingredientes e características definidas: 


1 - O chocolate amargo contém sólidos de grãos de cacau (até 80% do peso total) e manteiga de cacau (gordura). Com o aroma intenso e persistente do cacau, funde-se na boca, deixando um final de boca agradável e amargo. Sua qualidade depende da porcentagem de cacau. A maioria dos benefícios à saúde atribuíveis ao chocolate está associada ao consumo do tipo escuro. 


2 - O chocolate ao leite contém manteiga de cacau (gordura), açúcar, leite em pó, lecitina e cacau (este último não menos que 20–25%). De aspecto brilhante, apresenta aroma intenso e persistente e sabor adocicado com um toque ligeiramente amargo a cacau.  


3- O chocolate branco contém manteiga de cacau (gordura), leite e açúcar sem sólidos de cacau; tem um sabor doce e agradável. 

Foto: Divulgação


Informações à Imprensa 

DANIELA PASSOS / GRAZIELLA GARCIA

Mais notícias