12 de agosto de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 03/06/2022

Projeto garante a facilidade no acesso às informações e o cuidado com o meio ambiente

Ouvir a matéria:

Com o objetivo de reduzir custos, melhorar o atendimento e impactar de forma positiva o meio ambiente, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) aderiu, em 2019, ao conceito Paperless e, quatro anos depois, já economizou um terço nos gastos com papel.

 

Paperless ou sem papel, na tradução literal, é um conceito que tem por objetivo geral a redução, ao máximo, do consumo de papel e garantir as práticas empresariais de ESG voltadas para a sustentabilidade e redução nos custos. Além disso, o projeto consegue garantir mais segurança nas informações e digitalizar a saúde, integrando tecnologias e ferramentas de tecnologia para ganho de eficiência, melhorando a qualidade no atendimento e a segurança dos dados do paciente.

 

“A Fidi aderiu ao Paperless em 2019 incentivando o paciente, o acesso ao resultado do exame pela internet, reduzindo assim, o número de impressões. A adesão das equipes internas de FIDI nos trouxe ganhos na produção, otimizando fluxos e agilizando processos”, explica Vanessa Carvalho, superintendente de operações de FIDI.

Entre as vantagens dos benefícios que a Fundação apontou como os mais impactantes estão:

Impacto positivo ao meio ambiente: muitos recursos naturais são utilizados para a produção do papel, gerando grande impacto ao meio ambiente com o desmatamento. As empresas passam cada vez mais a terem responsabilidade social e ambiental para preservação do planeta;Facilidade no acesso às informações: a digitalização aumenta a capacidade de acesso as informações de maneira rápida e objetiva. A segurança e a rastreabilidade também são benefícios;Redução de custos: com a digitalização é possível reduzir significativamente os gastos com papel, impressoras, cartuchos de tinta e pastas para armazenamento.

Vale destacar que exames das modalidades de tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia ficam disponíveis para acesso pela internet, o que facilita e agiliza o acesso ao resultado, evita o deslocamento do paciente para retirada dos exames e contribui com meio ambiente.

Sobre a FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina -- atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) --, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 75 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

 

Contato Imprensa | Máquina CW

Tiago Varella

Melina Lozano

Maria Eduarda


Mais notícias