12 de agosto de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 01/06/2022

Programa que promove educação e cultura beneficiou 2 mil alunos em 2021

Ouvir a matéria:
Programa que promove educação e cultura beneficiou 2 mil alunos em 2021

Com objetivo de conhecer e valorizar os patrimônios materiais e imateriais das localidades onde atua, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – promove desde 2016 o Programa Conexão Comunidade, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Através dele são realizadas ações de educação e desenvolvimento comunitário em diversas cidades brasileiras.  

 

Em 2021, as atividades beneficiaram 2 mil estudantes e 100 professores da rede pública de ensino de 29 cidades de seis estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.?Devido ao contexto de aulas remotas e situação de pandemia, a estratégia foi oferecer aos professores de escolas públicas, uma formação que oferecesse ferramentas práticas e efetivas para que os estudantes seguissem, mesmo à distância, vinculados à escola, interessados pelo aprendizado e pelas reflexões sobre suas identidades e vivências socioculturais. 

 

Dessa forma, foi criado o curso à distância?“Se esse patrimônio fosse meu: educação patrimonial e pertencimento”,?que beneficiou professores que já trabalhavam ou desejavam trabalhar com educação patrimonial. Por meio de um edital aberto a todo território nacional, o curso selecionou 100 professores de escolas da rede pública e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, contemplando 29 municípios.?O curso?foi organizado?em módulos?que versaram sobre assuntos como memória, identidade, território, a evolução dos conceitos em torno do tema patrimônio cultural, educação patrimonial emancipatória e projetos em educação patrimonial. 

 

Presença em municípios baianos 

Na Bahia, quatro municípios receberam o programa: Cachoeira, Aramari, Caculé e Marcionílio de Souza e 80 estudantes foram beneficiados. Entre os projetos culturais premiados desenvolvidos por professores, está o de Natalino Soares. Enfrentando os desafios da educação remota, os alunos utilizaram o digital como meio de explorar os patrimônios da cidade. “Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade”, defende o professor. O projeto contou com a produção de maquetes com materiais recicláveis e exposição virtual. 

 

Programa Conexão Comunidade  

O programa é dividido em dois eixos: educação patrimonial e mobilização. O viés patrimonial do Conexão Comunidade busca contribuir para a valorização e o reconhecimento de elementos vinculados à cultura tradicional e ao bem patrimonial, criando oportunidades para que os estudantes reflitam sobre sua identidade e história?e ampliando sua referência para bairros e cidades que fazem parte do projeto. Para isso, ele promove a capacitação de professores da rede pública de ensino sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula e possibilita aos alunos conhecerem e redescobrirem os locais onde moram e que formam parte de sua história como cidadãos. 

 

A gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, frisa que o Conexão Comunidade reforça o compromisso da companhia de fortalecer as relações, gerando valor para a sociedade. “A VLI é parceira do desenvolvimento local por meio de iniciativas que aliam educação e cultura. O trabalho em prol da educação das comunidades seguirá para transformar a vida das pessoas”, afirma.  

 

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Informações à Imprensa 

THAIS FIGUEIREDO

Mais notícias