30 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 16/05/2022

ABNT debate a criação de normas para criação de Ecoparques

Ouvir a matéria:
 ABNT debate a criação de normas para criação de Ecoparques

O descarte do lixo em locais inadequados tornou-se um problema ambiental que afeta todo mundo. Só em 2021, a geração de resíduos sólidos urbanos no país alcançou a marca histórica de 82,5 milhões de toneladas, sendo que 40% do total foi destinado para aterros controlados e lixões a céu aberto, ou 30,3 milhões de toneladas por ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Albrepe). 

Na data em que em que se reforça a importância de se estimular, em todo o planeta, uma reflexão sobre a importância de dar um destino adequado aos resíduos, o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a Associação Brasileira de Normas Técnicas -- ABNT promoverá webinar sobre Ecoparques, no YouTube.
 

O evento contará com a presença de especialistas na área de gestão de resíduos sólidos urbanos para discutir aspectos como a destinação de resíduos urbanos e industriais via aproveitamento energético, Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) recém-publicado pelo governo e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos, economia circular e logística reversa.
 

“A criação de ecoparques é a principal alternativa para viabilização e consolidação da logística reversa dos resíduos pós-consumo e elevar os atuais 3% de material reciclado para 22%, atingindo a meta prevista pelo Planares. Nessas instalações, os resíduos são processados e segregados para obtenção de plásticos recicláveis, além de reaproveitamento energético, composto, biogás, biometano e energia elétrica. Há um imenso potencial no Brasil para reduzir a destinação final inadequada, como já é feito em muitos países europeus”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.
 

O executivo irá abrir o evento, às 10h com painel sobre a importância dos ecoparques e abordará aspectos como a contribuição da ABNT para a criação de uma normalização que apoie a regulamentação para a estruturação deste modelo de negócios, trazendo segurança jurídica para o mercado. Participa do painel, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas e vice-presidente da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), Eduardo Taveira.
 

Na sequência, o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa -- ABNT/CEE-246, Luiz Carlos Bussato abordará o papel da normalização na gestão de resíduos.

Haverá ainda apresentação: “Direitos x Meio Ambiente, Resíduos, Sustentabilidade”, com Fabrício Soler, consultor jurídico da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estudos de resíduos sólidos.
 

O evento será encerrado com mesa de Debate sobre “Ecoparques e o papel da Norma ABNT.”, com moderação do presidente da ABNT e participação dos palestrantes e representantes da entidade, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Wise Plásticos e Orizon VR -- Ecoparques.
 

Sobre a ABNT


A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

 

Contatos para a imprensa - FSB Comunicação

Celso de Souza

Por Assessoria

Mais notícias