20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 16/05/2022

Dia Mundial da Abelha: especialista explica cuidados necessários para criar abelhas em casa

Ouvir a matéria:
Dia Mundial da Abelha: especialista explica cuidados necessários para criar abelhas em casa

Comumente produzido em zonas rurais, a apicultura (criação de abelhas) começa também a ganhar espaços nas zonas urbanas, criadas principalmente dentro de casa, seja em quintal ou até em apartamentos. Para isso existem algumas regras estabelecidas por lei, como a necessidade da abelha ser de uma espécie que não possua ferrão.


Segundo a médica veterinária, Louise Santos, o primeiro passo é saber se no município que o interessado reside, a legislação municipal permite a prática da apicultura. Uma vez que para a autorização ser concedida, precisa-se escolher as espécies.


“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.


A especialista informa que a produção de mel não necessita de investimento elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, destaca Louise Santos, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.


Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).


Dia Mundial da Abelha - O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.


Cartilha - Os interessados em saber mais sobre abelhas, podem pesquisar nesta cartilha da Empresa Brasileira de de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/166288/1/CriacaoAbelhaSemFerrao.pdf).

https://www.ftc.br/wp-content/uploads/2017/10/uniftc-rede-ftc-marca.png

Vânia Castro
Assessoria de Imprensa

Mais notícias