20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 07/05/2022

Dia do Oftalmologista| Reconheça sinais que indicam que sua visão não está bem

Ouvir a matéria:
Dia do Oftalmologista| Reconheça sinais que indicam que sua visão não está bem

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO-2019), constatou que cerca de 34% dos brasileiros nunca frequentaram um consultório oftalmológico. Ou seja, uma parcela significativa da população procura o especialista somente quando o incômodo chega. Uma ardência nos olhos, vermelhidão e manchas podem indicar que algo esteja afetando a saúde dos olhos.


Segundo o médico oftalmologista e professor de Medicina da Faculdade Unime, algumas enfermidades podem se instalar de maneira silenciosa e os primeiros sintomas surgem quando o quadro está mais avançado, o que pode dificultar o tratamento. “O glaucoma, por exemplo, está associado a pressão elevada do olho. Esta alteração danifica as fibras ópticas e o paciente, progressivamente, perde o campo visual. Na fase inicial da doença alguns pacientes não sentem nada, o que caracteriza o glaucoma como uma doença perigosa. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já está no processo de deterioração da visão”, explica Roberto Lauande.


Para evitar complicações e um diagnóstico tardio, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, alerta o profissional. “O diagnóstico precoce pode evitar a cegueira, o que reforça a importância dos exames de rotina.

As pessoas que têm histórico familiar devem realizar acompanhamento semestralmente”, enfatiza.

Em alusão ao Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio, o médico especialista Dr. Roberto Lauande cita alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de uma consulta.

 

Manchas no campo de visão: esporadicamente, é normal aparecer manchas ou flashes de luz na visão, porém, se ocorrer com frequência é um indicativo para realizar uma investigação clínica. Um especialista também deve ser consultado caso os flashes ocorram com a movimentação dos olhos ou cabeça;Sensação de que uma cortina escura está à sua frente, impedindo uma imagem nítida dos objetos no seu campo visual;Dor súbita nos olhos: a dor, vermelhidão ou lacrimejamento são indícios de inflamação ou olho seco, mas também podem também indicar o glaucoma.

 

 

 

UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site

 

 

Sobre a KrotonMed

A?KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

 

 

Contatos para a imprensa:

Ideal H+K Strategies

Agência Ideal

Atendimento PR: Juliete Neves

Mais notícias