18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 31/03/2022

Projeto de estudantes da Bahia conquista quatro prêmios na FEBRACE 2022

Ouvir a matéria:
Projeto de estudantes da Bahia conquista quatro prêmios na FEBRACE 2022

O projeto de uma pastilha capaz de filtrar a água foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3). Desenvolvido por estudantes da cidade de Barreiras (BA), o projeto conquistou quatro prêmios na mostra: 1º lugar em Ciências Biológicas; Prêmio Destaque Unidades da Federação, Prêmio SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular), além de ser um dos escolhidos para representar o Brasil na Regeneron ISEF -- a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos EUA.

 

Em suas pesquisas, as estudantes Maria Eduarda Prates Brandão, Ana Luiza Nogueira Oshiro e Sarah Fernandes de Oliveira, da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, desenvolveram uma pastilha filtrante a partir da semente da Moringa (Pastilha filtrante de Moringa oleífera Lam.). Fizeram ainda testes físico-químicos e microbiológicos que comprovaram sua eficácia na eliminação de coliformes totais e da bactéria E. Coli. As análises foram feitas com a água do Rio Grande, que abastece comunidades ribeirinhas na região.

 

Nesta edição, a mostra da FEBRACE contou com 487 projetos finalistas -- sendo 38 da Bahia --, que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.

 

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras -- inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.

 

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Da Bahia, além da pastilha filtrante, outros projetos receberam premiações, totalizando nove prêmios pelo Estado.

 

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

 

Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2


Atendimento à imprensa: 

FEBRACE -- Gerência de Comunicação

Elena Saggio

 

Acadêmica Agência de Comunicação -- Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold

Mais notícias