19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 18/02/2022

Famílias brasileiras adotam serviços de cuidador para garantir melhor qualidade de vida aos idosos

Ouvir a matéria:
Famílias brasileiras adotam serviços de cuidador para garantir melhor qualidade de vida aos idosos

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, como indica um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias buscam garantir melhor qualidade de vida aos seus entes de idade avançada. Nesse cenário, o cuidador de idoso é cada vez mais considerado em lares do país e muitas vezes se torna uma opção indispensável.

 

Na pandemia de Covid-19, a procura por cuidadores de idosos aumentou significativamente e fez com que empresas registrassem até 50% de crescimento na busca por esse serviço. A ampliação expressiva dessa demanda pode ser explicada pelo fato de as famílias com idosos procurarem formas seguras de evitar o contágio pelo novo coronavírus, além de poderem contar com o suporte adequado, trazendo conforto e segurança à família.

 

Outro benefício que se torna relevante na contratação desses profissionais é a necessidade de acompanhar os idosos quando eles precisam ficar hospitalizados ou isolados por causa da Covid-19. Um familiar nem sempre estará disponível para prestar a assistência necessária. Nesses casos, o trabalho de um cuidador passa a ser fundamental, proporcionando os cuidados necessários e, principalmente, amparo emocional a esses pacientes.

 

"Cada vez mais famílias têm procurado os serviços de cuidadores de idosos, uma vez que pessoas com idade avançada necessitam diariamente de cuidados específicos e atenção especial, pois em muitas situações são pacientes com limitações físicas, doenças crônicas, neurológicas ou terminais", explica Angelina Oliveira, especialista em Saúde Pública e diretora da Ammo Enfermagem. 

 

No Brasil, os idosos ainda são majoritariamente auxiliados por familiares e amigos que possuem uma rotina de revezamento. No entanto, muitos deles até então não estão preparados para oferecerem o suporte devido. A diretora da Ammo Enfermagem enfatiza a importância da atuação de profissionais preparados e habilitados para atender pacientes com qualquer nível de complexidade, em ambiente domiciliar e hospitalar.


"O cuidador de idoso é o profissional apto a proporcionar a assistência adequada às pessoas com idade avançada com algum tipo de dependência. A sua companhia, aliada a cuidados específicos, garante a atenção adequada, ajudando a preservar a integridade física e mental dos pacientes, além de diminuir as chances de situações que colocam em risco o bem-estar do assistido", destaca Angelina Oliveira, que atua no mercado há mais de oito anos gerindo um serviço que atende famílias com suporte de atendimento 24 horas por dia.



 

    Por  Helder Azevedo

Mais notícias