28 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 11/02/2022

Dia Mundial do Enfermo: Com serviços gratuitos, Monte Tabor reforça importância da atenção e acesso à saúde

Ouvir a matéria:
Dia Mundial do Enfermo: Com serviços gratuitos, Monte Tabor reforça importância da atenção e acesso à saúde

O 11 de fevereiro reforça um aspecto importante para toda a população. Data de origem religiosa, o Dia Mundial do Enfermo enfatiza a importância da atenção e acesso a serviços de saúde e a necessidade de empatia em relação às pessoas que passam por qualquer tipo de enfermidade.

O Monte Tabor - Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, instituição presente há mais de 40 anos na Bahia, reitera o seu papel nesse contexto, como explica a infectologista Renata Mendonça, que é médica voluntária na entidade. Ela lembra que a instituição oferece atendimento a mais de 12 especialidades, além de exames de imagem, tudo de forma gratuita e com a atuação de profissionais qualificados, no Luigi Verzé - Ambulatório Social, localizado no bairro de Pau da Lima.

Entre outras especialidades, o Monte Tabor conta com um ambulatório de infectologia completo, que atende casos de doenças infecciosas, com exceção da Covid-19, pois, como explica Dra. Renata, a doença precisa ser tratada em âmbito hospitalar por necessitar de isolamento.

"A data, iniciada pelo papa São João Paulo II, e com ações sociais relacionadas à Igreja Católica está em total comunhão com o que o Monte Tabor realiza há mais de 40 anos na Bahia", reforça a médica. Dra. Renata alerta para um número grande de doenças negligenciadas pela população. Em muitos casos, prossegue a médica, essa desatenção parte da soma de um preconceito em relação à enfermidade e à dificuldade de acesso a serviços de saúde.

Ela explica que doenças como a hanseníase, que pode ser tratada e curada, muitas vezes entram nesse hall por ser envolta de preconceito. "Trabalhei com muitas doenças negligenciadas e é por isso que reforço o quão fundamental é que as pessoas saibam da existência de serviços, como o Luigi Verzé - Ambulatório Social para que elas possam procurar tratar suas doenças".

A infectologista afirma também que, durante a pandemia, inúmeras outras doenças também ficaram desassistidas e é preciso ter atenção também a essa demanda. "Precisamos conscientizar e construir pontes para aumentar o acesso das pessoas à saúde, seja na assistência básica, prevenção, alta complexidade".

O Dia Mundial do Enfermo busca também chamar atenção para outra necessidade, como reforça Dra. Renata Mendonça. "É necessário despertar o olhar das pessoas para com os outros e para com o enfermo, ter empatia, se colocar no lugar daquelas pessoas, algumas delas lidando com patologias incuráveis ou de tratamentos complexos", afirma.

Empatia

No aspecto da Covid, ela avalia que a pandemia escancarou as dificuldades de acesso da população à saúde. "A Covid é um doença que não discrimina, e atinge todas as classes. No entanto, em relação aos cuidados que as pessoas recebem, existe uma grande diferença entre os que têm acesso a uma assistência adequada e as que estão abandonadas, sem acesso aos mesmos cuidados".


Ela lembra que a vacinação é o caminho para vencer a pandemia e que, historicamente, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil proveu a população com os imunizantes necessários para conter a disseminação de doenças. "É preciso fazer esse reforço para que as pessoas se cuidem e se vacinem".

Bem-estar

Dra. Renata traz também o conceito da OMS sobre saúde. "A OMS conceitua a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente no aspecto de ausência de doença. É algo muito mais complexo do que só tratar uma doença existente. É um olhar que avança para as questões de saúde mental e social".

Sob essa ótica, a infectologista lembra da importância do trabalho voluntário por parte dos médicos em instituições como o Monte Tabor. "É claro que temos que fortalecer o SUS, mas iniciativas como a do Monte Tabor vêm como um reforço a essa assistência da saúde. E o Dia Mundial do Enfermo vem nos reforçar que a medicina é também um sacerdócio e o trabalho voluntário é uma forma de contribuirmos para ampliar o acesso da população a medicamentos e aos cuidados necessários", conclui .

Carlos Baumgarten

Mais notícias