Quem pretende estudar nos Estados Unidos vai precisar se preparar para mais do que provas de admissão e comprovação financeira. A partir de agora, viajantes que solicitarem vistos das categorias F, M e J terão de manter suas redes sociais em modo público como condição para análise do pedido.
O anúncio foi feito neste domingo (24) pela embaixada americana no Brasil, em publicação no X, antigo Twitter. Segundo o comunicado, “solicitantes dessas categorias de visto devem ajustar as configurações das redes sociais para ‘público’”.
A justificativa oficial é de que a medida facilitará verificações adicionais durante o processo de avaliação. Na prática, porém, o governo americano amplia o acesso direto às informações pessoais e digitais de estrangeiros que desejam ingressar no país.
A exigência pode levantar questionamentos sobre privacidade e liberdade individual, já que estudantes e intercambistas terão de expor publicamente conteúdos que, em muitos casos, poderiam ser restritos a amigos e familiares.