19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

LAVA JATO - 24/12/2018

Menos de um quarto dos condenados pela Lava Jato está na cadeia

Menos de um quarto dos condenados pela Lava Jato está na cadeia

Menos de um quarto dos condenados em primeira instância pela força-tarefa da Operação Lava Jato está cumprindo pena. Passados quase cinco anos do início das investigações, 34 dos 146 réus estão atrás das grades. O levantamento e as informações são do jornal O Globo.

Nessa lista estão réus considerados culpados pelo ex-juiz federal Sérgio Moro e sua sucessora, a magistrada Gabriela Hardt, por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, entre outros.

Há também nove incriminados que cumprem pena em regime aberto ou semiaberto após fecharem acordos de delação premiada com a Justiça. Eles não têm sentença confirmada em segunda instância ou conseguiram decisão judicial favorável.

Um dos casos é o de Carlos Habib Chater, dono do posto de gasolina em Brasília que deu origem às investigações da Lava Jato. Ele passou 3 anos preso e deixou a cadeia em 2017, após cumprir um terço da pena e ressarcir danos causados à Petrobras.

O ex-deputado André Vargas também está em liberdade condicional. Ele deixou a prisão após cumprir um terço da pena, de 13 anos. A Justiça determinou que ele pagasse R$ 1,1 milhão, valor negociado em 72 parcelas de R$ 15.332,64.

A lista de presos conta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) e os empresários Gerson Almada (ex-vice-presidente da Engevix) e Sérgio Cunha Mendes (ex-executivo da Mendes Júnior). METRÓPOLES

Mais notícias