26 de maio de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

JUSTIÇA - 30/09/2023

Barroso: ‘Descriminalizar drogas é competência do Congresso’

Barroso: ‘Descriminalizar drogas é competência do Congresso’

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (29) que descriminalizar drogas é competência do Congresso Nacional, e não da Corte. Em agosto, a Corte suspendeu a análise de uma ação que questiona a criminalização do porte de drogas para uso pessoal.

“E ninguém discute. O que está em discussão é o porte. O Congresso já despenalizou, deixou de prever a pena para o usuário. O Supremo não mexe nisso. O que está fazendo o STF é definir qual quantidade deve ser considerada. Estamos estabelecendo a quantidade que vai considerar porte e a que vai considerar tráfico”, disse o ministro.

O assunto é discutido pelos ministros desde 2015. Até o momento, há cinco votos pela descriminalização do porte de maconha e um contra. O julgamento foi suspenso por causa de um pedido de vista do ministro André Mendonça, que tem 90 dias para devolver o processo.

O STF já formou maioria a favor de determinar que deve ser estabelecida uma quantidade mínima de droga que diferencie um usuário de maconha de um traficante, mas ainda não há uma definição de qual será essa quantidade.

Por Bahia.ba

Mais notícias