19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

JUSTIÇA - 09/02/2019

Juiz Luiz Antônio Bonat assume como sucessor de Moro na Lava Jato

Juiz Luiz Antônio Bonat assume como sucessor de Moro na Lava Jato

O juiz Luiz Antônio Bonat é o novo responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Em sessão desta sexta-feira, ministros do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), aceitaram por unanimidade o nome do magistrado para assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), após a saída de Sérgio Moro – atual ministro da Justiça.

Em concurso interno do tribunal para preencher a vaga, Bonat ficou em primeiro lugar no critério de antiguidade. Com 63 anos, ele tem 25 anos de serviço. Até agora, ele atuava na 21ª Vara de Curitiba, responsável por temas previdenciários. Ele iniciou a carreira em 1993 e em 2003 foi responsável pela primeira condenação de pessoa jurídica no Brasil.

Vinte e cinco candidatos haviam se inscrito para concorrer à vaga. Atualmente, quem estava responsável pela Lava Jato era a juíza Gabriela Hardt. Ela não poderia assumir o cargo definitivamente porque é substituta. Nesta semana, a magistrada condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quase 13 anos de prisão no caso do sítio de Atibaia (SP).

A escolha de Bonat foi confirmada pela assessoria de imprensa do TRF-4 – sediado em Porto Alegre (RS) -, que indicou que a nomeação deve ser publicada no Diário Oficial apenas na semana que vem. O juiz vai decidir sobre ação contra Lula referente a um apartamento e um imóvel do instituto que leva o nome do petista em São Bernardo do Campo (SP) JOVEM PAN

Mais notícias