A autorização para o governo brasileiro representar os interesses da Argentina na Venezuela foi revogada pelo país neste sábado (7), após comunicado do governo venezuelano. "A República Bolivariana da Venezuela tomou a decisão de revogar de maneira imediata a aprovação concedida pelo governo da República Federativa do Brasil para exercer a representação dos interesses da República Argentina e de seus nacionais em território venezuelano", diz uma parte do comunicado.
Ainda de acordo com a nota, a Venezuela se viu obrigada a fazê-lo, em função de provas sobre o uso das instalações para "atividades terroristas" e tentativas de homicídio contra o presidente Nicolás Maduro e contra a vice-presidente Delcy Rodríguez. Ainda de acordo com o governo venezuelano, o que está sendo cumprindo são os preceitos da Justiça do país, em conformidade com as Convenções de Viena.
O Brasil havia ficado encarregado de representar os interesses consulares da Argentina em Caracas, desde que o embaixador argentino foi expulso pelo presidente Nicolás Maduro, no último dia 1º de agosto. No entanto, fontes da diplomacia brasileira afirmaram que o Brasil continuará exercendo esse papel até que a Venezuela determine que outro país faça isso.
Por Metro 1