15 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

INTERNACIONAL - 25/12/2023

Reino Unido envia navio de guerra à Guiana em meio a tensão com Venezuela pelo Essequibo

Reino Unido envia navio de guerra à Guiana em meio a tensão com Venezuela pelo Essequibo

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou, neste domingo (24), que vai enviar  um navio de guerra à Guiana, ex-colônia britânica, em meio as tensões com a Venezuela, envolvendo a soberania da região do Essequibo.

“O HMS Trent partirá este mês para a Guiana, nosso aliado regional e parceiro da Commonwealth, numa série de compromissos na região”, afirmou num comunicado, sem dar mais detalhes.

A informação foi divulgada pela Agência EFE e pela rede BBC, neste domingo. Na última quinta-feira, um porta-voz da Defesa britânica informou que o HMS Trent, um navio britânico que havia sido enviado ao Caribe para combater o tráfico de drogas, foi transferido.  

A decisão teria sido tomada apesar do recente encontro entre os presidentes da Guiana, Irfaan Ali, e da Venezuela, Nicolás Maduro, mediado pelo Brasil, quando prometeram não usar a força em Essequibo.

O território, com 160 mil quilômetros quadrados, é rico em recursos minerais e petróleo, e administrado pela Guiana desde 1966, mas reivindicado pela Venezuela, que chegou a incluir no mapa oficial do país,após a realização de um plebiscito.

Por Metro 1

Mais notícias