O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) marcou uma reunião de última hora para esta quarta-feira (15). Os países vão votar uma resolução preparada por Malta, voltada para a proteção das crianças em Gaza.
O projeto de resolução exige uma pausa no conflito que acontece no Oriente Médio - entre Israel e o grupo Hamas - para que corredores humanitários sejam montados com urgência em toda a Faixa de Gaza.
A avaliação dos diplomatas é que o texto tem chances de ser aprovado pelo Conselho da ONU, por se limitar à proteção humanitária de crianças no conflito. O texto não condena Israel nem chama de "atos terroristas" os ataques feitos pelo Hamas.
Segundo o texto, a pausa deverá permanecer ativa por tempo suficiente para que a ajuda humanitária chegue aos civis, especialmente crianças. O objetivo é "facilitar o fornecimento contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais — incluindo água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos.
A votação foi marcada no mesmo dia em que forças israelenses fizeram uma operação militar no maior hospital de Gaza, com a justificativa de que membros do grupo terrorista Hamas estavam no local.
Por Metro 1