25 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

GERAL - 06/08/2021

Sesc Bahia abre inscrições gratuitas para oficinas de Dança de Salão

Ouvir a matéria:
Sesc Bahia abre inscrições gratuitas para oficinas de Dança de Salão

Sesc Bahia abre inscrições gratuitas para oficinas de Dança de Salão, ministradas pelo Coletivo Casa 4 (BA) e parte integrante do projeto nacional do Sesc: Plataforma Cena. As oficinas - "Processos Criativos", "Me Brega!" e "Como dançar a dois em tempo de isolamento social?"- são interligadas, mas independentes entre si, podendo o público interessado se inscrever em uma ou mais. Inscrições até 08 de agosto,  maiores de 18 anos, profissionais ou interessados. As aulas serão ministradas na plataforma Teams. Link de inscrição no perfil do Sesc Bahia no Instagram - @sescba. 

 

A Rede Sesc de Artes Cênicas, composta pelos Sesc de todos os Estados, lançou o projeto Plataforma Cena, que consiste num espaço de convergência do pensamento e da memória das artes cênicas. Nesta primeira edição, o projeto divulgará uma agenda de atividades com 17 coletivos artísticos, representantes de todas as regiões brasileiras, sendo a Bahia representada pelo Coletivo Casa 4, que é um projeto artístico-político-coreográfico que surge das inquietações de um grupo de amigos gays, dançarinos e com experiência nas danças de salão na cidade de Salvador. Para além de um jeito tradicional de dançar a dois, o Casa 4 busca compreender a dança de salão nos corpos de seus intérpretes-criadores. O coletivo é composto por Alisson George, Guilherme Fraga, Jônatas Raine, Leandro Oliveira e Marcelo Galvão. 

 

OFICINAS 

Oficina Universo Casa 4 - Processos Criativos 

Ministrantes: Marcelo Galvão e Ruan Wills 

Data: 17 de agosto, 18h às 22h 

Ementa: Esta oficina busca difundir as pesquisas desenvolvidas pelo Casa 4, coletivo formado por artistas interessados em repensar os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão. Para além do ‘dois pra lá, dois pra cá’, realizam-se práticas corporais de caráter investigativo que respeitam as individualidades e ampliam as possibilidades de dançar a dois. Busca-se também compartilhar alguns procedimentos de criação utilizados pelos artistas do Coletivo Casa 4 durante a criação do espetáculo Salão. 

Inscrição: https://bit.ly/oficinaprocessoscriativos 


Oficina Universo Casa 4 - Me Brega! 

Ministrantes: Guilherme Fraga e Jônatas Raine 

Data: 18 de agosto, a partir das 18h 

Ementa: O Coletivo Casa 4 convida os participantes desta oficina a se entregarem à breguice, ao excesso, ao dramático e ao cafona. O trabalho investigativo aqui proposto busca despertar a experiência da lacração/fechação, provocando um diálogo com as referências artísticas de cada componente e a pesquisa desenvolvida na criação de Me Brega, Baile!. Em outras palavras: seja sua própria Beyoncé! Uma experimentação que defende a potência do brega como resistência e resposta ao conservadorismo. 

Inscrição: https://bit.ly/oficinamebrega 


Oficina Como dançar a dois em tempo de isolamento social? 

Ministrantes: Alisson George e Leandro de Oliveira 

Data: 19 de agosto, 18h 

Ementa: Neste encontro, o coletivo Casa 4 busca discutir e estimular pesquisas voltadas para a sobrevivência das danças a dois durante a pandemia e o distanciamento físico. Desta maneira, o coletivo reforça a potência dos estudos individuais e fomenta a improvisação a partir da relação do corpo com objetos. 

Inscrição: https://bit.ly/oficinadançaradois 

 

 

Informações por assessoria SESC

Mais notícias