20 de junho de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

GERAL - 22/05/2021

Número de moscas aumenta no período de chuva; veja como espantar os insetos

Ouvir a matéria:
Número de moscas aumenta no período de chuva; veja como espantar os insetos

Elas são inofensivas, não mordem, não picam, mas incomodam. O período de chuva e, ocasionalmente, o calor são a combinação perfeita para o surgimento delas: as moscas. Na busca por alimento, esses insetos costumam invadir imóveis, sejam casas, restaurantes ou ambientes corporativos, e incomodar a todos, desde moradores a clientes. Além do incômodo, esses insetos podem transmitir diversas doenças.

A bióloga Natalie Amorim afirma que é possível amenizar o problema com as moscas. Ela ressalta que esses insetos podem transmitir uma grande quantidade de agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias e protozoários. A transmissão se dá pelo contato. "O cuidado maior deve ser com o lixo e com os alimentos. Esses são locais e condições em que as moscas tendem a ovopositar e aumentar a população. Temos que tomar precauções tanto com o lixo doméstico quanto com alimentos e limpeza de casa. Tudo isso ajuda na redução da incidência ou aparecimento desses insetos".

De acordo com Natalie, que também é responsável técnica da Larclean, empresa especializada em saúde ambiental, o surgimento das moscas tem a ver não só com o período chuvoso, mas até mesmo com as frutas da estação. Quem mora próximo a rios e córregos pode sofrer ainda mais com o problema. "A condição de umidade e temperatura são dois fatores importantes para a multiplicação de insetos, além da presença de matéria orgânica. Então, se tem uma multiplicação dessas condições de forma mais acelerada favorecendo o aparecimento de moscas, mosquitos e baratas. A orientação é acondicionar o lixo e ter cuidado com os alimentos. Quem tem quintal ou área com árvores frutíferas, o ideal é deixar o espaço limpo", conta.

O combate ainda mais eficaz pode ser feito com empresas profissionais, que executam serviços de controle de insetos voadores. Dentre as possibilidades de combate as moscas estão, a pulverização convencional, pincelamento do produto químico utilizando fitas coloridas, atomização e as armadilhas luminosas, utilizadas no controle de áreas internas por meio de atração e captura discreta, que possuem alta eficiência, baixo consumo e não apresenta risco toxicológico - ideais para fábricas, restaurantes, refeitórios, frigoríficos, hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas e outras.

Há quatro tipos de moscas mais comuns em ambientes urbanos: as doméstica e varejeiras, que são atraídas por materiais orgânicos, as de frutas, comuns em lixos orgânicos que ficam mais de 3 horas abertos, com reprodução em áreas internas de edificações, e as de ralo, que se concentra em banheiros, sempre na presença de ralos de captação. "Dependendo do tipo de animal, a LARCLEAN faz a indicação de medidas preventivas e corretivas para potencializar o controle. Pode, por exemplo, ser indicado a utilização de cortinas de ar nas entradas e telamento das janelas", finaliza Natalie.

Kirk Moreno

Assessor de imprensa

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias