A parceria entre a Secretaria de Agricultura de Feira de Santana e o IBAMS (Instituto Brasileiro de Assistência Médica e Social), com a participação de voluntários, recolhe e prepara comida para cerca de 170 pessoas que vivem em situação de rua.
Quinzenalmente, o Projeto Amor que Alimenta distribui 80 litros de sopa. Os produtos usados na preparação da comida são doados por comerciantes do Centro de Abastecimento, coletados pela direção do entreposto, e contribuem para a nutrição dessas pessoas.
As verduras doadas não são mais consideradas ideais para a venda, mas mantêm todos os nutrientes. Depois de coletadas, são selecionadas e enviadas para a residência de um voluntário. A carne usada no preparo da sopa e as frutas também são doadas.
Além de contribuir para a manutenção nutricional dessas pessoas, diz o presidente do IBAMS, Tiago Cerqueira, a iniciativa busca dar visibilidade a quem vive nessa situação. “Ouvindo-as e oferecendo-lhes palavras de conforto que podem mudar suas vidas.” É a sopa e a mensagem.
Algumas delas, disse, pedem para que as encaminhem para instituições que oferecem apoio e tratamento para a dependência química. “Entramos em contato com parceiros e viabilizamos a ida deles.” É oferecida a oportunidade da recuperação.
A distribuição da sopa obedece a um roteiro previamente elaborado. São escolhidos os locais onde existe maior concentração dessas pessoas. O ponto de partida é a Praça de Alimentação, na Avenida Getúlio Vargas.
“Buscamos ajudar as pessoas e procuramos os comerciantes que entenderam o significado deste projeto e o abraçaram”, disse o secretário de Agricultura, Silvaney Araújo. “O aproveitamento dessas verduras e frutas que iam ser descartadas torna este projeto ainda mais importante.”
Para o secretário, a parceria vem dando bons resultados. São 26 os voluntários. O preparo e a distribuição são feitos coletivamente. Contatos para possíveis adesões ao grupo ou para doações podem ser feitos pelo Instagram: @institutoibams .