Um evento aberto ao público discutirá, no dia 14 de março, a aprendizagem sob a perspectiva da neurociência. O encontro promovido pela Universidade Salvador (UNIFACS), cujo tema é "Do Neurônio à Prática Pedagógica: Traduzindo a Neurociência em Estratégias de Ensino", acontece no Campus Santa Mônica, a partir das 19h, e será conduzido pela neuropsicóloga Beatriz Queiroz.
Durante a atividade serão abordadas questões que envolvem o desenvolvimento do cérebro e suas implicações na aprendizagem, estratégias para estimular funções cognitivas em sala de aula e o impacto das emoções. Além disso, os participantes poderão conhecer caminhos para lidar com dificuldades.
De acordo com Sâmia Santos, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFACS e organizadora do evento, o objetivo é promover a conexão entre os conhecimentos da neurociência e a prática pedagógica, oferecendo ferramentas voltadas a otimização do processo de ensino-aprendizagem. “Buscaremos traduzir os conceitos neurocientíficos em aplicações práticas para o dia a dia de educadores, pais e demais interessados”, ressalta.
Para Bruno Soares, diretor da instituição, será uma oportunidade de acesso a dados e aprofundamento de assuntos cada vez mais importantes no cenário educacional. “Estamos imersos em uma nova realidade e, por isso, é necessária uma melhor compreensão sobre o funcionamento do cérebro e suas especificidades para tornar os processos de aprendizagem e transmissão de saberes mais eficazes e inclusivos. Como resultado, temos a formação de professores mais preparados e a melhora no desempenho dos alunos”, afirma.
O evento gratuito é voltado para estudantes, docentes, educadores, diretores, coordenadores escolares, pais e outros interessados. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/MeUUCtAUJg.
Por Unifacs