13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 10/06/2024

PÃO DE SANTO ANTÔNIO - Dom Itamar Vian

PÃO DE SANTO ANTÔNIO - Dom Itamar Vian

O pão simboliza as necessidades básicas da pessoa humana para viver com dignidade. Por isso, na oração do Pai Nosso, pedimos o pão de cada dia. Por causa da ganância de alguns, muitas pessoas morrem de fome. O pão repartido, não acumulado, deve ser o centro da vida do cristão. E o pão é um elemento inseparável da devoção a Santo Antônio.


A HISTÓRIA do “Pão de Santo Antônio” surgiu de um milagre do santo que é assim narrado: “Antônio sempre se comovia ao ver pessoas pobres, principalmente, os famintos. Certa vez, distribuiu aos pobres, todos os pães do convento onde morava. O frade padeiro ficou aflito quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer, pois os pães foram ‘roubados’”.


O FRADE padeiro, desesperado, foi contar ao santo o ocorrido. Esse mandou que verificasse melhor o lugar em que tinha deixado os pães. O irmão padeiro ficou espantado e deu gritos de alegria ao encontrar os cestos transbordando de pão. Os pães foram distribuídos aos frades e a muitos pobres que, diariamente, recebiam comida na porta do convento. Até hoje, continua a devoção popular do “Pãozinho de Santo Antônio” que os fiéis o oferecem com fé, tendo certeza que, assim, nunca lhes faltará de comer.


JESUS, hoje, por meio de Santo Antônio, continua realizando o milagre da multiplicação dos pães. Tem compaixão da multidão faminta, sacia sua fome, convida os cristãos a pensar no bem do próximo e a dar uma atenção especial aos que vivem nas periferias sociais e existenciais. O cristão, devoto de Santo Antônio, procura imitar a Jesus Cristo que deu sua própria vida para que os seres humanos tenham vida em abundância.  


AGRADECER a Deus, ser generoso, pensar no bem comum, promover e defender a vida do próximo é a grande mensagem revelada no símbolo do Pão de Santo Antônio. Não se deve dar apenas dinheiro. Para o cristão, dar esmola é, sobretudo, doar-se. Podemos e devemos dar o nosso tempo, uma palavra de consolo, o perdão, a solidariedade e a partilha que valem muito mais do que o dinheiro. É uma graça poder dar e poder partilhar. Jesus disse: “Recebestes de graça, de graça deveis dar” (Mt, 10,8). 


PRECE a Santo Antônio para que nunca falte pão: “Santo Antônio, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a oferecer pão aos necessitados, nós vos pedimos a graça de nunca faltar pão em nossas mesas. Prometemos olhar pelos mais necessitados, oferecendo um pouco daquele pão que sempre nos dás. Sobretudo, ajudai-nos a buscar o Pão Vivo descido do céu, que é o Cristo na hóstia consagrada, verdadeiro alimento da vida eterna. Amém!”


Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br


Mais notícias