23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 18/05/2024

Pré-natal do parceiro é abordado em formação de saúde do homem

Pré-natal do parceiro é abordado em formação de saúde do homem

Masculinidades, paternidades e pré-natal do parceiro foi o tema da formação sobre saúde do homem para profissionais que atuam nas unidades da rede municipal de Feira de Santana. O evento foi promovido nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no auditório da Unex.

A enfermeira referência técnica em saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gleika Borges, destaca que o momento busca sensibilizar aqueles que lidam de forma direta com esse paciente a fim de trabalhar o acolhimento do público masculino, tendo a escuta como uma das principais ferramentas.

“Um dos principais pontos debatidos é sobre incentivar o pré-natal do parceiro. Quando a mulher começa a gestação e o acompanhamento de saúde na unidade, a gente orienta que o parceiro faça também o acompanhamento. Dessa maneira conseguimos efetuar testes para detecção de sífilis, hepatite e HIV, atualização do cartão vacinal, além de instruir sobre o parto para que ele esteja envolvido no processo”, explicou.

A palestrante e representante da Organização Não Governamental (ONG) Promundo, Clarice Costa, frisa que muitas vezes a masculinidade é colocada dentro de uma caixa que diz como ser, como se portar e afasta o homem dessa questão referente ao cuidado. Ela destaca que o trabalho de formação é feito em parceria com o Ministério da Saúde por meio de um acordo de cooperação técnica.

“O pré-natal do parceiro é uma oportunidade para que esse homem chegue à unidade de saúde de uma forma preventiva com relação a sua própria saúde. Precisamos fortalecê-lo porque além de estar cuidando desse homem, a gente está cuidando da infância. O homem como cuidador central junto com a sua parceira serão múltiplos defensores dos direitos da criança”, pontua.


Por Secom

Mais notícias