13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 14/03/2024

Política pública: secretário nacional de economia solidária participa de painel nesta quinta-feira (14) em Feira de Santana

Política pública: secretário nacional de economia solidária participa de painel nesta quinta-feira (14) em Feira de Santana

Atividade integra IV Feira de Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores, realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Rede Balaio de Solidariedade e Movimento de Organização Comunitária (MOC)

 

O secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho, estará em Feira de Santana nesta quinta-feira (14) para um painel que discutirá a política pública do setor. A atividade ocorrerá a partir das 18h30 no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), situada na praça da Matriz, Centro feirense.

 

Com o tema “Economia Popular Solidária: avanços e desafios para a próxima década”, o painel terá como palestrantes – além de Gilberto Carvalho – o superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, Wenceslau Augusto dos Santos; a assessora nacional de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira, Marcela Vieira e a coordenadora do Movimento Organização Comunitária (MOC), Célia Firmo.

 

O debate sobre a política pública será conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Dementino, e pela assessora regional e membro da coordenação colegiada na Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Joice Santana. A noite também contará com apresentações culturais do cantor Izael Sertão, e da poetisa Luma Luz. O acesso é gratuito e aberto ao público, sujeito à lotação.

 

Gilberto Carvalho

 

Filósofo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Gestão Pública, Gilberto Carvalho – atual secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Governo Federal – já foi ministro da Secretaria Geral da Presidência da República (2011-2014) e chefe de gabinete da Presidência da República (2003-2010). O chefe na Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) é conhecido pela sua popularidade e capilaridade entre os movimentos sociais e populares Brasil afora.

 

A Cáritas e a Rede Balaio de Solidariedade

 

Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira foi fundada em 1956 e é uma das 164 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional presente no mundo. A Cáritas Regional Nordeste 3, uma entidade-membro da Cáritas Brasileira, tem 35 anos e atua nos estados da Bahia e Sergipe buscando a plena garantia de direitos em diversas áreas como mulheres e equidade de gênero, convivência com os biomas, economia popular solidária e crianças, adolescentes e juventudes. A instituição atua com projetos sociais nos territórios dos dois estados e conta com o apoio de parceiros.

 

Criada pela Cáritas NE 3, desde 2019 a Rede Balaio de Solidariedade agrega mais de 50 empreendimentos econômicos solidários da Bahia e Sergipe e vem somando esforços na comercialização e aquisição de insumos, além de contribuir para o fortalecimento de mulheres que atuam em coletivo gerando renda para o sustento de suas famílias. A rede possui lojas em Feira de Santana, Banzaê e Rui Barbosa, na Bahia.

 

Serviço

O que: painel “Economia Popular Solidária: avanços e desafios para a próxima década”

Quando: 14/03, a partir de 18h30

Onde: CDL (praça da Matriz, Feira de Santana-BA)

Quanto: gratuito, sujeito a lotação

Por Assessoria

Mais notícias