18 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 03/02/2024

Moderno equipamento de inspeção de vídeo inicia vistoria em redes de drenagem no Campo Limpo

Moderno equipamento de inspeção de vídeo inicia vistoria em redes de drenagem no Campo Limpo

A Prefeitura de Feira de Santana iniciou na manhã desta sexta-feira (2) a vistoria das redes de drenagem com o moderno equipamento de inspeção de vídeo robotizada. Trata-se de um robô do modelo Rover Explorer, produzido pela Robit. O serviço começou pela rua Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, no bairro Campo Limpo.

De acordo com o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, o equipamento vai trazer mais precisão das áreas obstruídas e condição de avaliar grandes extensões de rede, permitindo uma intervenção eficaz e rápida, sem que haja necessidade de sondagens destrutivas. Além disso, vai apontar possíveis ligações irregulares.

"É uma tecnologia que nos dá condição de avaliar grandes extensões de rede que não daria numa situação convencional, especialmente redes de diâmetro inferior a um metro. A inspeção visual é bem limitada, então ele nos dá essa agilidade. É um equipamento utilizado em grandes cidades, já tem o uso a nível nacional muito grande", afirma João Vianey. 

Para dar início a vistoria, um técnico desce pelo bueiro e inspeciona a quantidade de água - o equipamento é capaz de funcionar em ambientes com até 10 cm de água. Em seguida, o robô é conectado a um fio e colocado na rede de drenagem. Este modelo é o último lançamento e tem mais facilidade de passar pelos obstáculos devido o pneu em esteira.

Um monitor no interior do veículo permite que os operadores visualizem as imagens em tempo real, à medida que a câmera se move pela estrutura da rede. O "laboratório móvel", como é chamado o veículo, está capacitado a gerar relatórios imediatamente.

De acordo com João Vianey, o trabalho vai contemplar inicialmente a região da rua Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, algumas transversais desta via e outros pontos do município, a exemplo do bairro Panorama, Feira X, imediações da rua dos Telégrafos. 

"Estamos trazendo esse novo conceito de tecnologia que visa facilitar o trabalho e o nosso objetivo, inclusive, é fazer essa avaliação e ampliar esse trabalho em toda a cidade. Temos redes que, historicamente, são em manilhas de concreto, em anéis de concreto. Hoje temos um uso muito grande do PEAD, que é um tubo que tem uma resistência maior a abrasão e a esforços. Então tem uma vida útil bem maior e aí agora essa varredura nas redes serve até para definir o nosso planejamento anual de ações em locais que têm maior relevância", destacou o engenheiro.

O trabalho está sendo executado em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsitou (SMT), Guarda Municipal e a Secretaria Extraordinária de Tecnologia e Inovação.

"Como é um equipamento com característica especial, o secretário de Tecnologia, Agostinho, está acompanhando a gente vendo todos os passos, os relatórios que a máquina gera. Então é um trabalho que toda a Prefeitura está envolvida. Após essa situação de chuva intensa, o equipamento veio no momento oportuno para que a gente possa avaliar isso e buscar evitar situações na gravidade que tivemos nessas chuvas de concentração", observa.

CLIQUE E OUÇA O PODCAST



Mais notícias