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FEIRA DE SANTANA - 02/02/2024

Ex-prefeito de Sobral destaca empenho da Prefeitura de Feira para assegurar alfabetização na idade certa

Ex-prefeito de Sobral destaca empenho da Prefeitura de Feira para assegurar alfabetização na idade certa

Nesta quinta-feira, 1º, o prefeito Colbert Martins Filho e a secretária municipal de Educação Anaci Paim receberam o ex-prefeito da cidade de Sobral, no Ceará, Veveu Arruda. Veveu é diretor executivo da Associação Bem Comum, que apoia o município no desenvolvimento do programa Caminhos da Educação. 

A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental. 

“Este é um momento importante porque o prefeito de Feira de Santana conhece com mais detalhes os resultados da avaliação de aprendizagem que foi feita com os estudantes, que, além de mostrarem os níveis de aprendizado, iluminam as estratégias de gestão e pedagógicas para uma intervenção”, explicou Veveu Arruda. 

O diretor executivo da Associação destacou também o potencial de Feira de Santana em relação à educação e o empenho do governo municipal.

“Feira tem uma capacidade muito grande e a gente percebe isso, primeiro, na vontade do prefeito. Nos locais onde o líder político lidera o programa ao lado da equipe, acompanhando de perto cada ação, os resultados são mais imediatos.”

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, a meta é alcançar um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tão bom quanto o de Sobral. A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking de qualidade da educação básica.

“Estamos empenhados em elevar os nossos níveis de aprendizagem. Fizemos um diagnóstico para sabermos como está a nossa rede, como é que estão os nossos alunos e agora estamos traçando estratégias e capacitando os nossos professores para alcançarmos resultados cada vez maiores, assim como o município de Sobral.”

Este ano, uma nova avaliação será feita para analisar a evolução do desempenho dos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental após as intervenções. “Vamos avaliar as competências e habilidades que foram adquiridas, se o letramento melhorou, se é um leitor que tem fluência e se está compatível com o ano escolar que ele está desenvolvendo”, pontua a Secretária de Educação do município, Anaci Paim.



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