27 de fevereiro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 05/12/2023

10 perguntas que todo mundo quer saber sobre a Harmonização Orofacial

10 perguntas que todo mundo quer saber sobre a Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial está a cada dia atraindo mais pessoas em busca de procedimentos estéticos. No Brasil esse número aumenta a cada ano, nos levando ao segundo lugar no ranking mundial, perdemos apenas para os Estados Unidos. Basta navegar pela internet para ver que os procedimentos faciais estão entre as buscas mais acessadas no Google. Afinal, mas, você sabe o que é essa técnica? Como fazer? Será que ela dura pra sempre? Veja como você pode realçar sua beleza, ter a pele mais saudável e mesmo envelhecer atenuando os sinais da idade.  Tire as suas dúvidas:

1- O que é a harmonização orofacial?

É uma especialidade recente da odontologia cuja técnica busca proporcionar o equilíbrio e harmonia facial por meio de alguns procedimentos que corrige as assimetrias, melhora as proporções faciais e garantem um aspecto rejuvenescido da pele.  Com a harmonização orofacial é possível fazer diferentes procedimentos estéticos e, melhor, minimamente invasivos, que quando combinados, deixam o rosto mais simétrico, harmonioso, rejuvenescido e saudável. Além de cuidar do bem-estar e saúde, e melhorar a autoestima dos pacientes.

2- Qual o melhor toxina botulínica  ou ácido hialurônico?

 Não existe melhor ou pior quando se trata de usar a toxina botulínica ou ácido hialurônico.  Ambos são usados para amenizar as marcas de envelhecimento, e ambos são utilizadas agulhas ou cânulas para a aplicação subcutânea, os procedimentos tem efeito temporários e demandam de manutenção de resultados.  

A principal diferença entre a toxina botulínica e o ácido hialurônico  é a indicação de cada tratamento que veremos a seguir:

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é recomendada para amenizar e prevenir rugas dinâmicas na face que são aquelas que ocorrem em decorrência das expressões faciais, como ao sorrir, comer ou contrair a testa. É uma neurotoxina que é aplicada no músculo, com o intuito de diminuir a contração do músculo e a formação de um numero menor de rugas. Entre os sinais faciais que podem ser tratados com a toxina destacam-se os pés de galinha, rugas da testa e da glabela (entre as sobrancelhas), e as expressões dos lábios como o código de barras. 

Ácido Hialurônico:

O ácido hialurônico é para o tratamento de sulcos e perda de volume da face. Além de preencher, ele hidrata.  A molécula do ácido hialurônico é altamente higroscópica (absorve água), o que promove hidratação dos tecidos. Ele tem proteção ultravioleta, estimula o colágeno, e é reversível. Se você fez um procedimento e não gostou, o ácido pode ser retirado. O ácido hialurônico é um material muito seguro para fazer o procedimento, pois ele já está presente no nosso organismo. E como ele tem a sua produção reduzida a partir dos 30 anos, da mesma forma como ocorre com o colágeno, temos que repor esse ácido para hidratar e manter as células de água na pele, o que garantirá uma aparência mais saudável e viçosa.  A aplicação do ácido hialurônico é recomendada para amenizar o surgimento de sulcos faciais,  o famoso bigode chinês. É recomendado para melhorar o contorno da face em decorrência da perda de volume. É usado para aumentar o volume labial e também a hidratação. Como vocês podem ver , o efeito  combinado dessas duas substâncias, realizado por um bom profissional,  garantem um resultado estético excelente.

 3-  O procedimento feito com  a toxina botulínica é imediato? 

 Não. Como os procedimentos são diferentes, o resultado também varia. Por exemplo, no preenchimento, o resultado é imediato. Já,  coma toxina botulínica, o  efeito começa a aparecer  a partir do terceiro dia.

4- O paciente sente dor e está sujeito a  inchaços no rosto ao fazer  a harmonização orofacial? 

 A dor e o inchaço variam de acordo com a sensibilidade de cada um, mas são utilizados métodos que minimizam e até mesmo eliminam a dor do paciente.

5-  Fiz um preenchimento a recuperação é demorada?

 Para alguns procedimentos é necessário evitar o sol por alguns dias e para outros é recomendável não praticar atividade física no mesmo dia do procedimento. Fora isso, o paciente pode seguir com suas atividades cotidianas normalmente. 

6- Quais os procedimentos que podem ser feitos na harmonização orofacial?

São vários os procedimentos compreendidos dentro da Harmonização, dentre elas, utilizamos procedimentos como toxina botulínica,  preenchimentos com ácido hialurônico, skinbooster. Estes procedimentos amenizam as expressões faciais, suavizam as marcas de expressão, as rugas mais profundas, as olheiras, pés de galinha, além de diminui a papada, definição de mandíbula alterações na testa, queixo, nariz e contornos do rosto, volume nos lábios e remoção de manchas.  

Preenchimentos mais comuns:

– Preenchimento de rugas: aplicação de injeções de ácido hialurônico ou toxina botulínica para rechear os vincos das rugas, linhas finas e marcas de expressão.

Preenchimento labial –volume e modelagem ao contorno dos lábios

Preenchimento do sulco nasogeniano (bigode chinês)

Bioplastia do malar,

Rinomodelação,

Bichectomia.

 7-Qualquer pessoa pode fazer?

Geralmente não há contraindicações para a realização da harmonização facial. A harmonização é indicada para homens e mulheres que estejam saudáveis e desejam buscar na estética uma forma  de  tratar a pele devolvendo brilho, vigor, firmeza e rejuvenescimento e amenizando os efeitos do envelhecimento. Melhora a autoestima e corpo e mente. No entanto, o profissional que for desenvolver os procedimentos deve avaliar o histórico de saúde do paciente e verificar a incidência de alergias, doenças pré-existentes ou uso de medicamentos que podem ser incompatíveis com os procedimentos e substâncias utilizadas. Não pode fazer são mulheres grávidas e que estão amamentando não devem realizar esses procedimentos, quem  for alérgico a alguma substância usada.  A harmonização também não deve ser feita por menores de 18 anos.

8- Quanto tempo demora o procedimento?

Muitos procedimentos são realizados em conjunto e no mesmo dia, alguns podendo levar apenas poucos minutos. Por não serem intervenções cirúrgicas definitivas, tanto sua execução quanto a recuperação das regiões modificadas é rápida. Existem pessoas que não precisam de novas aplicações, mas caso necessário, recomenda-se o retorno ao consultório após 15 dias.

9- A harmonização facial é definitiva?

A harmonização facial não é definitiva: o ácido hialurônico, por exemplo,  substância biocompatível usada em diversos procedimentos estéticos tem tempo de duração estimado entre seis meses a um ano e meio, dependendo da região aplicada e da qualidade do produto. Com o tempo, ele vai sendo absorvido naturalmente pelo corpo. Sendo necessário voltar ao consultório para fazer a manutenção.

10-Quanto custa a harmonização facial?

Não se pode falar em valores porque o Conselho de Ética, o Conselho Regional de Odontologia não permite que se fale em valores. Cada pessoa precisa passar por uma avaliação para ver quais procedimentos serão realizados. Essa avaliação não tem custos, e ai sim, os valores são informados presencialmente. Por isso, o indicado é marcar uma avaliação e conversar com o profissional responsável. Na avaliação, você consegue expor o que mais te incomoda e quanto você pretende investir. Porém para evitar qualquer problema, para garantir a sua segurança, procure sempre uma clínica especializada na área.

 

Dra Luana Rocha

Dra. Luana Rocha

Especialista em Harmonização Orofacial
CROMG 44217

Mais notícias