29 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 14/04/2022

Pesca Solidária vai garantir o peixe da Semana Santa para instituições filantrópicas

Ouvir a matéria:
Pesca Solidária vai garantir o peixe da Semana Santa para instituições filantrópicas

Uma tilápia pesando pouco mais de 600 gramas foi o primeiro peixe retirado da Lagoa do Geladinho, no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, nesta quarta-feira, 13. O pescado e outras dezenas vão compor o cardápio da Semana Santa nas instituições filantrópicas, a exemplo do Lar do Irmão Velho, Dispensário Santana, Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC).

A iniciativa é da Prefeitura de Feira, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Atualmente são 11 espécies vivendo na lagoa e quatro delas foram autorizadas para pesca, como tambaqui, tilápia, traíra e carpa-capim.

Segundo o chefe da Educação Ambiental, João Dias, além do gesto de solidariedade, a ação promove o controle ambiental na lagoa.

“Isto se trata de uma despesca, quando os peixes são retirados do ambiente para controle da população das espécies. Serve para evitar que a lagoa fique cheia de peixes e a que a briga por espaço provoque o canibalismo entre eles”, explica.

O prefeito Colbert Martins Filho, que acompanhou a pescaria, afirma que pretende ampliar a iniciativa para outras lagoas, no entanto, algumas não oferecem o controle de qualidade da água.

“Existe uma situação específica na lagoa do Parque da Cidade, onde estamos com um problema de contaminação provocado pela Embasa, com vazamento de esgoto. Então precisa ser recuperada para isso”, explica.

Por Secom

Mais notícias