25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 02/03/2022

Vigilância Sanitária faz visita técnica à nova UTI do Hospital Dom Pedro

Ouvir a matéria:
Vigilância Sanitária faz visita técnica à nova UTI do Hospital Dom Pedro

Dentre as etapas finais para o funcionamento da nova Unidade de Terapia Intensiva, UTI, do Hospital Dom Pedro de Alcântara, está a visita dos técnicos da Vigilância Sanitária do Estado, DIVISA, que ocorreu na última sexta-feira, 25.


Por outro lado, o HDPA encerrou ontem, 28, o atendimento da UTI Covid-19, que estava em funcionamento há dez meses. O último paciente foi transferido nesta segunda-feira, quinze dias após a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de desmobilização da Unidade.


Já a nova UTI oferece dez leitos e vem sendo implementada após projeto de adaptação física no HDPA, com o investimento de recursos do governo federal destinados em todo o país às Santas Casas de Misericórdia para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.


Uma das estratégias da União foi a destinação de auxílio emergencial aos hospitais filantrópicos que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde, o SUS. O investimento em Feira é de R$ 2,8 milhões.


A Divisa é encarregada de fazer a compatibilização do projeto estrutural da UTI. Em breve, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia receberá o relatório da visita técnica e iniciará mais uma etapa importante para a liberação da Unidade de Terapia.


De acordo com a portaria de número 1.393 do Diário Oficial da União, a verba destinada à instalação dos leitos é oriunda de recursos públicos e, portanto, não pode ser aplicada pela Santa Casa ou por qualquer outro ente sem observância aos trâmites previstos na legislação brasileira.


Por isso, para o emprego dos recursos, a instituição cumpriu uma série de requisitos legais, inclusive, com a abertura de licitação pública para a escolha de empresa visando à realização das várias etapas do projeto.


Jornalista Lineia Fernandes
Assessoria de Comunicação
Social Media

Mais notícias