20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 05/12/2021

Secretaria de Saúde transporta mais de 800 pessoas por mês para atendimento especializado

Ouvir a matéria:
Secretaria de Saúde transporta mais de 800 pessoas por mês para atendimento especializado
Pacientes que precisam de atendimento especializado fornecido em outros municípios têm o transporte gratuito garantido pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana. Aproximadamente 16 mil pessoas estão cadastradas no serviço, que atende cerca de 800 pessoas por mês - o programa possibilita o tratamento de doenças não tratáveis no município de origem, quando esgotado todos os meios de atendimento.

É o caso da filha de Viviane dos Santos, 36 anos. A pequena, de 9 anos, tem Glicogenose tipo IB, que está associada a lesão hepática, renal e intestinal. Segundo a mãe, o programa proporciona mais comodidade para sua família, já que não tinha condições financeiras de custear o transporte para as avaliações periódicas.

"Esse tipo de atendimento especializado só encontro em Salvador. Às vezes vou até três vezes no mês para realizar as consultas e exames. O TFD é um serviço maravilhoso que vem ajudando muita gente", elogiou.

As principais solicitações de transporte são de pessoas com: câncer (radioterapia e quimioterapia), microcefalia, osteogênese imperfeita, hemodiálise pediátrica, doença de Crohn, miocárdio severa e paralisia cerebral.

De acordo com a coordenadora interina do TFD, Sônia Maria Bonifácio, o agendamento da viagem é feito pessoalmente no setor, que fica na sede da SMS - na avenida Governador João Durval Carneiro. Ela orienta que o paciente deve comparecer com os documentos pessoais e algum comprovante do agendamento da consulta, como cartão do hospital ou em papel timbrado, constando data e horário.

Nos casos em que não foi feito o agendamento, ele pode realizar a marcação na Central de Regulação, ainda na Secretaria de Saúde (próximo ao SAMU). Vale destacar que o transporte é agendado somente com a consulta, exame e procedimento garantido.

"As marcações de viagens são realizadas no turno matutino, a partir das 7h. Pela tarde, é realizado o cadastro dos pacientes. Após a marcação, o paciente/acompanhante deve fazer a confirmação de viagens, das 7h às 10h, através de ligação telefônica um dia antes do embarque. Caso haja imprevisto, informar ao setor com antecedência. A não confirmação da viagem implica no cancelamento", explica a coordenadora.

O local de embarque dos ônibus fica localizado no Terminal Central na plataforma "D", com horário de saída às 6h da manhã, sendo que o paciente deve chegar com 20 minutos de antecedência. O usuário do serviço tem a garantia ainda de uma contribuição para a refeição, um vale no valor de R$ 10 - disponibilizado também para o acompanhante.

Vale destacar que o TFD não realiza agendamento de viagens para triagem, buscar resultados de exames, marcar consulta, atendimentos particulares e/ou convênios, visitar pacientes internados ou doações de sangue.


Por SECOM

Mais notícias