25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 09/11/2021

82 casos de câncer de próstata diagnosticados este ano em Feira de Santana

Ouvir a matéria:
82 casos de câncer de próstata diagnosticados este ano em Feira de Santana

Ano passado, 132 casos de câncer de próstata foram diagnosticados. Este ano, até o momento, são 82. O índice é preocupante, apesar disso o diagnóstico precoce salva vidas. A informação foi destacada pelo prefeito Colbert Martins Filho nesta segunda-feira, 8, durante abertura da campanha Novembro Azul, ocorrida no Centro de Especialidades em Saúde do Homem - no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

O prefeito, que também é médico, destacou ainda que a campanha serve para alertar os homens quanto a importância de procurar por consulta médica em qualquer período do ano.

"Os cuidados com a saúde salvam vidas. Precisamos aprender a usar, o ano inteiro, os serviços de saúde. Isso é importante, por isso recomendo: façam consultas e exames de rotina anualmente", orientou Colbert Filho.

Neste mês, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) e no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), homens a partir de 40 anos terão acesso à consultas e exames gratuitamente pelo SUS. Basta agendar pelos telefones (75) 3602-7338/3602-7339 ou e-mail: [email protected]

Segundo a diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a campanha Novembro Azul ocorre há alguns anos no município, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante a campanha são ofertados exames laboratoriais que promovem o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), destinado a homens acima de 50 anos, além de ultrassom da próstata e consultas com urologista.

"Estamos empenhados em fazer um atendimento a todos que procurarem. Nosso objetivo é alcançar o maior número de homens atendidos, lembrando que devido a pandemia, acreditamos que a procura será bem maior por conta da demanda reprimida", explica Gilberte Lucas.

Diagnosticado no início deste ano, o aposentado Antônio Carlos Lima, 62, anos, descobriu o câncer de próstata no Centro de Especialidades em Saúde do Homem, durante uma consulta de rotina. Por conta do diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores

"Tenho esperança de ter minha saúde reestabelecida. Vou fazer uma cirurgia e me cuidar mais. Agradeço o atendimento que recebi aqui e aconselho a todos os homens que não esperem o pior chegar, façam logo o exame do PSA", recomendou.

Por SECOM

Mais notícias