25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 26/08/2021

Câmara aprova requerimento em prol de pessoas com anemia falciforme

Ouvir a matéria:
Câmara aprova requerimento em prol de pessoas com anemia falciforme

A Câmara Municipal aprovou nesta terça, 24, o requerimento 190/2021 , de autoria do vereador Pedro Américo (DEM), que visa articular e discutir os problemas enfrentados por pessoas com anemia falciforme no município de Feira de Santana. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, entre 25 mil a 50 mil brasileiros vivem hoje com doença falciforme, o que a faz ser um dos distúrbios genéticos e hereditários mais comuns no País.

Para o vereador Pedro Américo, autor do requerimento, o objetivo é debater de maneira mais profunda sobre os problemas que essas pessoas enfrentam, a exemplo de implantação de atendimentos de urgência e emergência para esse público em equipamentos de saúde, e o debate entre entidades conveniadas como o Hospital Dom Pedro.

"Acho que pode ser realizado um projeto de atendimento social também, que possa fortalecer e dar dignidade para essas pessoas que sofrem muito com o diagnóstico,  têm dores intensas, têm dificuldades para se manterem nos empregos, e têm dificuldade de acessar benefícios sócio assistenciais", explica o vereador.

Para Pedro é importante que haja o debate sobre o tema. "Venho desde janeiro buscando isso junto ao governo municipal e acho que chegou a hora da gente avançar um pouco mais e saber, de fato, a capacidade do sistema de saúde que temos hoje, o que é atendido, o que não é atendido, para que se analise o que o município pode fazer para cada quadro da doença e possamos implementar atendimentos com equipes multidisciplinares", conclui. 

Cristhiane Castro
Jornalista

Mais notícias