18 de setembro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 30/07/2021

Cursos profissionalizantes vão proporcionar mais oportunidades de emprego a estudantes da EJA

Cursos profissionalizantes vão proporcionar mais oportunidades de emprego a estudantes da EJA

Oportunidade. A palavra descreve bem o que representa os cursos profissionalizantes para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na iniciativa que é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. O início da qualificação para os alunos que fizeram inscrição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29, com aula inaugural, na Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, no bairro Baraúnas. Duzentos estudantes garantiram vagas nos cursos.

"Para mim, esta é uma nova oportunidade tanto de emprego quanto de superação pessoal. É a chance de mostrar para as pessoas que podemos ser alguém na vida e mostrar que nunca é tarde para estudar", afirma a estudante Ana Vitória Cortez, da Colombia, que veio morar em Feira de Santana há dois anos; ela é aluna da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos.

O curso que Ana escolheu foi o de Cuidador de Idosos. Ela já atende a uma idosa, mas não tem formação técnica, então, a capacitação acabou se tornando o ensejo perfeito para sua atuação profissional.  

"Agora posso me certificar e ter melhores oportunidades de emprego e de salário. Isso, aliado ao fato de que em breve vou terminar o Ensino Fundamental, que é essencial em qualquer área.  Quem sabe no futuro posso fazer enfermagem, me aperfeiçoar ainda mais no cuidado com as pessoas", planeja a estudante.

CURSOS SÃO MINISTRADOS PELO SENAC

A formação profissional é oferecida pela Seduc e as aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, em três escolas da Educação Municipal: além do Antonio Elói, no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim, que fica no centro; e Ana Brandoa, no Tomba.

Todo o curso e materiais didáticos são gratuitos. A formação foi oferecida inicialmente aos estudantes do estágio cinco da EJA - que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais.

"Ao final da qualificação os estudantes terão certificação válida em todo o território nacional. São 200 novas oportunidades que foram distribuídas entre formações técnicas para porteiro e vigia, promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos", destaca Angélica Dias, gestora do Senac em Feira de Santana.

"Escolhemos estes cursos porque o mercado de atuação nestas áreas está sempre em crescimento no país, apesar da pandemia. É a abertura de caminhos para os nossos estudantes que terão melhores resultados e posicionamento de mercado a partir do acesso a uma formação reconhecida em todo o Brasil. O conhecimento é algo que ninguém nos tira", orientou a professora Anaci Paim, secretária de Educação durante a aula inaugural.

MAIS VAGAS

A expectativa da Seduc é oferecer um número maior de vagas a partir de agosto com a criação de novas turmas, explicou a professora Rosana Falcão, diretora do Departamento de Ensino. Além das especialidades citadas, outras áreas profissionais serão adicionadas.

A diretora regional do Senac na Bahia, Mariana Almeida, deu as boas vindas aos estudantes e garantiu que há boas opções no mercado de trabalho para aqueles que buscam qualificação.

"Desejamos que os alunos tenham a melhor formação e que sejam felizes em suas escolhas nos futuros empregos", aposta. A superintendente de Educação Profissional Senac, Ana Rita Andrade, também visitou os cursos.



Mais notícias