27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 19/06/2021

Pesquisa da Uefs detecta variante Gama do coronavírus em assintomáticos em Feira

Ouvir a matéria:
Pesquisa da Uefs detecta variante Gama do coronavírus em assintomáticos em Feira

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) detectou variante Gama do novo coronavírus em pessoas assintomáticas na cidade.

 

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18) e segundo a Uefs, resultados parciais da pesquisa chamada de "Vigilância Epidemiológica e Genômica da Covid-19 de indivíduos em Grandes Áreas de circulação em Feira de Santana" foram expostos em evento da instituição.

 

A pesquisa foi feita entre 8 de abril e 18 de maio de 2021, com testes de detecção do coronavírus em pessoas que não apresentavam sintomas em locais de grande circulação do município. A metolodogia usada foi a de sequenciamento do RNA viral para encontrar caraterizações genéticas do vírus.

 

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Fiocruz, Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (VE/SMFS), OPAS/OMS, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS/MS) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).

 

A universidade fala sobre a necessidade de compreender casos assintomáticos, através do reconhecimento de novas variantes do coronavírus e infectados. Os resultados divulgados mostram a colega de 1.400 amostras, detectando 154 pessoas infectadas pela Covid-19 e classificadas como assintomáticas.

 

A coleta mostra também 122 genomas e uma variante predominante em 100% dos infectados, a P.1/P1.1, conhecida como variante de Manaus e que apresenta transmissão entre 1,7 e 2,4 vezes maior do que as outras.

Informações por Bahia Notícias

Mais notícias