26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 06/03/2021

Decreto permitindo funcionamento do comércio a partir do dia 08 foi publicado sem autorização, diz Colbert

Decreto permitindo funcionamento do comércio a partir do dia 08 foi publicado sem autorização, diz Colbert

Foi publicado na manhã deste sábado (06), um decreto que permitiria o funcionamento normal  do comércio, bares e restaurantes  durante a próxima semana, do dia 08 ao dia 12.

Veja aqui https://www.conectadonews.com.br/noticia/5346/prefeito-colbert-autoriza-abertura-do-comercio-e-bares-e-confira

No entanto, o prefeito de Feira de Santana afirmou em entrevista ao programa Levante a Voz, que não autorizou a publicação. 

“Não houve autorização minha de publicar nenhum decreto até dia 12, sexta-feira. Todas as nossas decisões são tomadas após o término desse tipo de autorização que termina dia 08, que é o dia Internacional da Mulher. A única excessão que eu permiti no dia 08 de março, é o funcionamento também, além dos outros funcionamentos das atividades normais, é o funcionamento da venda de flores que vai acontecer também no dia 07, domingo, então as avaliações com relação a abertura das outras áreas de comércio, serviços e indústria, vamos fazer com os dados que vamos ter na próxima segunda-feira”, afirmou o prefeito. 

Segundo o prefeito, “houve um equívoco que era apenas até o dia 08, para poder reafirmar a questão dos floristas e se estendeu,erradamente, por isso corrigimos até o dia 12. Portanto, até o dia 08, as atividades continuam exatamente as que estão hoje, fora o toque de recolher, que permanece a partir das 20h durante toda a semana”, acrescentou Colbert. 

Feira de Santana possui atualmente 18 leitos de UTI ocupados no Hospital de Campanha,com uma pessoa aguardando vaga. Nas sete policlínicas tem 3 pedidos de transferência, que ainda não foram feitos por falta de vaga. Nas Unidades de Pronto Atendimento, existem pelo menos duas pessoas que aguardam transferência. Já o Hospital Clériston Andrade e os hospitais privados estão com a lotação quase máxima. As informações forma passadas pelo prefeito, que ressalta ainda que há pedidos de transferência de unidades privadas, para hospitais públicos. 

Colbert falou ainda sobre o pedido de ampliação do número de leitos em Feira, já que segundo ele, a cidade de Barreiras possui 30 leitos, já Feira de Santana, possui 40, o que é um número desproporcional, já que Feira possui 3 vezes mais habitantes do que Barreiras. 

Sobre o baixo índice de isolamento dos feirenses, Colbert destaca que tem feito o alerta sobre a necessidade do isolamento, porém, o comportamento das pessoas influência diretamente nesse índice. 

“A gente mostra as dificuldades, alerta pra isso tudo e mesmo assim, as pessoas sabendo que até chegar num hospital podem ter dificuldades para internamento”, disse o prefeito, alertando que as pessoas continuam não seguindo as medidas, mesmo sabendo dos riscos. 

Ele falou ainda que está negociando a abertura de novos leitos, mas que para isso, além do investimento, é necessário ter uma outra equipes de profissionais da saúde, além de suporte de oxigênio, para evitar que aconteça em Feira, o que aconteceu em Manaus, segundo Colbert. 

“Se você pedir uma informação, de porque Feira está assim, eu sinceramente não posso dizer de outra forma, a não ser, é que as pessoas não acreditam na doença, estão se expondo e pode chegar lamentavelmente a aumentar as 470 pessoas que já morreram em Feira de Santana”, disse Colbert 

Um dos motivos para a população desacreditar da doença, é o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro.

“Há uma divisão política no Brasil, há uma interpretação política equivocada misturada com a saúde”, concluiu Colbert, afirmando que o Hospital de Campanha está funcionando com dinheiro da prefeitura, já que o Ministério da Saúde ainda não fez os repasses do mês de janeiro e fevereiro.

Reportagem Luiz Santos e Danilo Abravanel 

Edição de vídeo Ana Meire Dias 

Informações por conectadosnews.com.br

Mais notícias