24 de novembro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 07/11/2020

Feira de Santana 2024: Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura para a educação municipal

Feira de Santana 2024: Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura para a educação municipal

Apesar do avanço da cidade nos últimos 10 anos na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o ensino público em Feira de Santana será um dos grandes desafios do próximo gestor.  Os candidatos à Prefeitura da cidade compartilharam com o BNews as expectativas para o desenvolvimento do setor, no último ano de governo daquele que sair vencedor do pleito, como parte da edição especial da série Cidades 2024.

Mesmo com a melhoria de desempenho no IDEB, Feira de Santana ainda não conseguiu alcançar o nível de excelência. Nos anos iniciais, a rede municipal de ensino bateu a meta de 4,8 na avaliação, mas ainda distante do 6,0 - considerado ideal.

Nos anos finais, o resultado é pior. A avaliação ficou em 3,7, bem longe da meta prevista, que era de 4,6. 

Estes números não representam o ensino médio, já que na cidade não há escolas municipais com estas turmas, somente estaduais.

Confira abaixo como os candidatos à prefeitura de Feira de Santana esperam que a cidade esteja em 2024, no hipotético último ano de governo:

Beto Tourinho (PSB)
"A primeira medida a ser adotada é uma revisão no Plano de Cargos e Salários dos Professores e demais profissionais da educação. Não há como oferecer uma boa educação sem cuidar do professor. Sem olhar especial para o principal responsável pela bom desempenho da educação. Vamos devolver o orgulho da profissão aos nossos educadores. Paralelamente, cuidaremos das escolas. Vamos modernizar as nossas escolas. Todas elas devem ter ar condicionados, computadores e excelentes condições de funcionamento. A Merenda Escolar será vista e acompanhada com muita atenção para garantir qualidade e agilidade na sua distribuição. Transporte escolar para quem precisa e vamos cuidar das escolas na zona rural. Vamos dá condições para que estas escolas abracem os alunos da casa. Ou seja, quem mora na zona rural deve ter escola de qualidade para não precisar sair para a sede do município. A educação tem que ser vista com respeito e muito carinho. Ela é a garantia de um futuro melhor para todas e todos”

José de Arimateia (Republicanos)
Faremos uma revolução na educação de nossa cidade. Os péssimos índices de aprendizado, a falta de professores, a evasão escolar e as escolas sucateadas serão coisa do passado. Teremos o maior programa de modernização e reformas da nossa cidade. As escolas ganharão quadras poliesportivas, laboratórios, bibliotecas,
computadores e acessibilidade. Feira ganhará escolas em tempo integral, além de escolas cívico militares e escolas rurais. Os alunos entram de manhã e saem a tarde, depois de terem estudado, feito quatro refeições, praticado esportes e música. A alfabetização receberá especial atenção, as crianças aprenderão a ler e a escrever no momento certo.

Os professores serão valorizados, qualificados e gratificados por metas a serem atingidas. Os melhores alunos receberão Bolsas do programa Estudante Nota 10, para premiá-los e para que ajudem os professores como monitores na sala de aula. As escolas não serão usadas para propaganda ideológica ou político-partidária. Feira escreverá uma nova história na educação.

Dayane Pimentel (PSL)

"A nossa meta é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e alcançarmos a nota 6.0 ao longo desses quatro anos. Construiremos dez creches e cinco escolas ao longo do mandato e revitalizaremos as unidades escolares existentes de acordo com as necessidades. É nossa meta também implantar a educação em tempo integral, de forma que sejam garantidas quatro refeições diárias aos alunos, com presença de nutricionistas nas unidades de ensino, a realização de atividades extracurriculares no turno oposto às aulas. Respeitaremos também o piso salarial nacional dos professores, que também terão formação continuada".

Colbert Martins Filho (MDB)

O candidato não enviou a resposta até o fechamento da matéria.

Carlos Geílson (Podemos)

O candidato não enviou a resposta até o fechamento da matéria.

Zé Neto (PT)

O candidato não enviou a resposta até o fechamento da matéria.

Informações por B News

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias