05 de julho de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 25/05/2020

Enfermeiro denuncia descarte irregular de EPIs no Samu de Feira

Enfermeiro denuncia descarte irregular de EPIs no Samu de Feira

O enfermeiro Edklércio Gomes, presidente do Instituto de Defesa da Dignidade Humana, fez uma grave denúncia através das redes sociais. Em um vídeo publicado no Facebook, ele acusa a coordenação do Samu de Feira de Santana de realizar descarte irregular de EPIs.

“As coordenações do SAMU, além de estar mantendo em escala, profissionais doentes e idosos grupo de risco em atividade estão obrigando os profissionais técnicos de enfermagem a realizarem lavagem e desinfecção dos macacões que teriam que ser descartáveis”, disse.

Gomes afirmou ter encaminhado ofício relatando o caso a Secretaria de Saúde. “Os macacões utilizados nas ocorrências estão sendo lavados dentro de um balde na garagem das ambulâncias”, revelou.

O procedimento contraria o que foi divulgado no último dia 20 de maio pela própria Prefeitura de Feira quando divulgou um evento da Comissão de Paramentação e Desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Secretaria Municipal de Saúde que estabeleceu um Protocolo Operacional Padrão (POP) sobre o uso e descarte de equipamentos. Na ocasião, foi divulgado que o treinamento foi implantado com o objetivo de minimizar o risco de contágio dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19), que teriam disponíveis coleta um kit especifico de segurança, composto de protetor facial, máscara cirúrgica, touca e macacão descartável. Entramos em contato com o Maisa Macedo, coordenadora do Samu, que negou a informação.

Questionada sobre qual é o processo adotado, Maísa preferiu não dar detalhes, pois, disse estar em um compromisso no momento em que fizemos o contato.

Informacões do Blog do Velame

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%