09 de abril de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 01/03/2020

Escola Quinze de Novembro, única cívico-militar da Bahia, está em fase final de reforma

Escola Quinze de Novembro, única cívico-militar da Bahia, está em fase final de reforma

Com a expectativa de mudanças positivas e melhores resultados de aprendizagem, a Escola Municipal Quinze de Novembro, do distrito de Jaíba, única da Bahia contemplada com o novo modelo de escola cívico-militar do governo federal, está em fase final de reforma. A perspectiva é que os reparos sejam concluídos pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho ainda na primeira semana de março para a retomada das aulas. A escola atende a 508 estudantes do Ensino Fundamental I e II.

De acordo com o Ministério da Educação, 600 municípios tinham pretensão de aderir ao modelo. Das 54 escolas contempladas neste primeiro ano, 38 são estaduais e 16 são municipais. A região Nordeste foi contemplada com oito unidades de ensino e a escola de Feira é a única da Bahia.

O secretário de Educação, Marcelo Neves, diz que sua equipe acompanhará de perto o funcionamento da escola. Ele explica que não haverá mudanças na proposta pedagógica da escola. “Ela continuará seguindo as mesmas orientações das demais escolas da Rede Municipal, com os mesmos conteúdos e matérias. Manteremos o mesmo quadro de professores, com uma ou outra inserção”, destaca.

Por outro lado, a escola passa a contar com o apoio das Forças Armadas que contribuirá com a atuação de pessoal na gestão escolar – são 18 monitores encarregados de fazer acompanhamento das turmas, atuarão no Projeto Valores e no apoio administrativo na escola.

“Já os profissionais da equipe do 35º Batalhão de Infantaria vão a estar a cargo de algumas atividades sociais, como palestras, desfiles e eventos propostos pela coordenação pedagógica da escola, estreitando a relação comunidade X escola e exército”, destaca o professor Marcelo Daltro, gestor da unidade de ensino.

Para Daltro, existe uma expectativa positiva por parte da comunidade de Jaíba. “A escola e a comunidade esperam que possamos pensar numa educação pública de qualidade, contribuindo não apenas para a disciplina do aluno, mas também para a estrutura organizacional da escola em três dimensões: pedagógica, administrativa e de apoio pedagógico ao aluno, visando uma aprendizagem significativa, com resgastes de valores e metodologias ativas com foco na aprendizagem”, frisa o professor.

De acordo com o gestor, a equipe buscará “excelência na aprendizagem e na oferta do conhecimento para os estudantes, interação com o próximo e finalmente respeito”. Eles serão integrados a atividades oferecidas no contraturno das aulas: o Projeto Valores, o Apoio Pedagógico, Modalidades Esportivas e finalmente os Estudos de Investigação Científica.

Os estudantes terão três uniformes distintos: uniforme da sala de aula; uniforme para Educação Física e o esportivo, todos disponibilizados de forma gratuita pela Prefeitura.

No futuro, a Escola Municipal Quinze de Novembro ganhará uma sede própria, com a possibilidade de aumentar o número de vagas. Por enquanto, a reforma que está sendo concluída permitiu pintura geral, troca de revestimento cerâmico nos espaços, revisão do forro e calhas, adaptações dos banheiros e abertura de novas janelas, entre outros reparos. SECOM/FSA

Enquete

Você concorda com a reforma da previdência?

*Enquete encerrada.
  • 3%
  • 24%
  • 74%