24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 04/01/2020

Frota reserva de ônibus é reduzida em até 20 veículos

Frota reserva de ônibus é reduzida em até 20 veículos

Em vista de redução, comprovada através do sistema de bilhetagem eletrônica, de aproximadamente dois milhões de passagens no ano anterior, em relação a 2018, a Prefeitura de Feira de Santana decidiu autorizar as empresas concessionárias do transporte coletivo no município a promover um ajuste, periódico, da sua frota operacional reserva.

As empresas vão reduzir a frota reserva em até  20 ônibus, como forma de adequação da oferta de veículos à demanda de passageiros, considerando a queda acentuada no quantitativo de usuários nos últimos 12 meses, resultado da ampliação do número de motocicletas e também  de serviço de táxi oferecido por aplicativos, fenômeno que ocorre em todo o país.

Além da perda de passagens, a Prefeitura considera também que várias linhas distritais estão sendo operadas pelo Sistema Alternativo e Complementar - STPAC - que passou a ter responsabilidade e direito de operação exclusiva em áreas da zona rural, conforme previsto no Edital de Licitação da permissão do serviço, agora  desvinculado da frota convencional do transporte coletivo municipal.

O pleito de ajuste de frota reserva pelas empresas concessionárias, após análise  da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, bem como pela Procuradoria Geral do Município, foi considerado pertinente para o momento.

BRT

A administração municipal entende que a medida de redução da frota reserva das empresas deverá ser de caráter temporário, até que ocorra uma revitalização da quantidade de usuários de ônibus urbanos, algo visto ao alcance, pelos especialistas, com a implantação do BRT, cujo funcionamento experimental é previsto para o final do mês de março.

O sistema BRT, A propósito, implicará na inclusão de uma frota de veículos especiais pelas empresas concessionárias, dotados de ar condicionado, wifi  e outros benefícios aos usuários, conforme previsto em contrato de concessão.

A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que o transporte coletivo oferecido a população não sofrerá impacto na prestação do serviço em nenhuma das linhas. Todas elas permanecerão sendo atendidas sem qualquer alteração na quantidade de veículos em operação e roteiros estabelecidos pela Secretaria de Transportes.

SECOM/FSA

Mais notícias